12/06/2015 | Unidade móvel no Rio vai atender mulheres vítimas de violência domésticaO Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro lançou hoje (12), em Campos dos Goytacazes, no norte fluminense,a unidade móvel do Juizado da Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher. A cidade foi escolhida por registrar altos índices de violência contra a mulher.
De acordo com o Dossiê Mulher 2015, do Instituto de Segurança Pública (ISP), o município de Campos registrou, no ano passado, 20 casos de mulheres assassinadas no ambiente doméstico e mais de 1.300 ameaças de morte.
A major da Polícia Militar Claudia Morais, do ISP, apresentou um levantamento da violência contra a mulher no Rio que mostra que, em uma década, subiram 41,55% as ameças às mulheres no estado.
A instalação da unidade móvel foi um pedido da ministra Carmen Lucia, do Supremo Tribunal Federal (STF) que coordena em todo o país a campanha da Justiça pela Paz em Casa.
O presidente do TJRJ, desembargador Luiz Fernando Ribeiro de Carvalho, disse que o Rio está avançando no combate à violência contra a mulher. ?Além de leis como a Maria da Penha, a cultura da violência é que tem de mudar, essa cultura que procura gerar passividade na mulher diante da violência praticada pelo homem?, avaliou.
A unidade móvel do Juizado da Violência Doméstica ficará baseada em Campos, mas também percorrerá vários distritos da cidade. A equipe do ônibus é formada por um juiz, promotor e oficial de justiça, além de outros profissionais, com a finalidade de agilizar a demanda de mulheres com dificuldades de acesso à Justiça.
Editor Maria Claudia http://agenciabrasil.ebc.com.br/direitos-humanos/noticia/2015-06/no-rio-unidade-movel-vai-atender-mulheres-vitimas-de-violencia-em
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.
25/03/2017 - Passageiros do metrô do Rio já podem ir da Tijuca à Barra sem trocar de trem
25/03/2017 - Lei Rouanet: de transparência a limites de incentivo; veja o que muda
24/03/2017 - STJ concede habeas corpus que concede prisão domiciliar a mulher de Cabral
24/03/2017 - Especialistas divergem sobre efeitos dos projetos de lei da terceirização