Carregando aguarde...
Itapira, 04 de Maio de 2024
Notícia
26/04/2014 | Vigilância intensifica campanha de vacinação contra a gripe

A campanha de vacinação contra gripe começou de forma tímida na quarta-feira, 23, e foi ganhando fôlego nos dias seguintes, segundo avaliação da chefe do setor de Vigilância Epidemiológica (VE), a enfermeira Josemary Apolinário.

Segundo sua avaliação, a divulgação feita em jornais, emissoras de rádio, na televisão e junto à Secretaria de Educação do município, garantem a abrangência nos grupos de pessoas que devem tomar a vacina: profissionais da área de saúde, puérperes (que fizeram trabalho de parto até 45 dias) ; gestan­tes, portadores de doenças crônicas, crianças com idade de seis meses a quatro anos, 11 meses e 29 dias e idosos a partir de 60 anos.

Segundo estimativas oficiais da Secretaria de Saúde do governo de São Paulo, em Itapira deverão ser vacinadas cerca de 20 mil pessoas. As estimativas indicam que existam no município 9.910 idosos, 3.281 crianças, 575 ges­tantes, 95 puérperes, 1.691 profissionais de saúde e 3.950 portadores de doenças crônicas.

Pretendendo atingir principalmente o público adulto, a VE promove neste sábado, 26, uma campanha intensiva de vacinação que deve mobilizar cerca de 120 profissionais. Além do fun­cionamento de todos os Postos de Saúde, inclusive da zona rural, que funcio­narão das 8h00 às 17h00, foram mobilizadas equipes volantes que atuarão em locais específicos como o supermercado Cubatão da rua Conselheiro Laurindo, Antonelli Supermercados do Jardim Soares e na Praça Bernardino de Campos e nos três hospitais psiquiátricos . O bairro do Rio Manso terá uma equipe volante das 14h00 às 16h00. A campanha prossegue até o dia 09 de maio nos Postos de Saúde.

Josemary lembra que nos postos, adultos podem tomar também a vacina contra tétano e difeteria e as mães podem atualizar a carteira de vacinação de seus filhos.

Dengue

Outra questão que tem canalizado energias do pessoal da VE é a dengue. Diante de uma situação epidêmica na região me­tropolitana de Campinas e da capital São Paulo, o receio é que a cidade possa também ser afetada. Se­gundo Josemary, “o efeito feriadão” ainda não foi computado, numa refe­rência ao fato de muitas pessoas terem viajado no último feriado.

Nesta semana fora con­firmados 14 casos, dois na região do Cubatão, onde foi feito um trabalho intensivo de nebulização e vistoria de imóveis. “Estamos no período onde se redobra a atenção por exemplo com a Gripe H1 N1. Se acontece de termos uma situação epidêmica de dengue, isso tudo trará um problema a mais no atendimento. Temos que estar atentos”, pontuou.

A última situação epidê­mica ocorreu em 2010 com 330 casos. A pior situação foi em 2002, com 580 casos positivos. No ano passado foram 55 casos.

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1093 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções