Carregando aguarde...
Itapira, 26 de Abril de 2024
Notícia
19/08/2014 | Parceria quer acabar com depósitos clandestinos de recicláveis

Uma parceria desenvol­vida entre a Ascorsi (As­sociação dos Coletores de Resíduos Sólidos de Itapira) e a Secretaria de Saúde do Município, por intermé­dio do setor de Vigilância Epidemiológica, vem re­alizando um trabalho de convencimento e esclare­cimento junto a parcela de moradores que recolhem produtos recicláveis como meio de subsistência dos riscos que representa a op­ção em armazenar dentro de casa este tipo de produ­to. A servidora municipal Maria Cristina Nicoletti de Oliveira foi designada para coordenar este trabalho por parte da VE, enquanto que a Ascorsi incumbiu a assis­tente social Lucieli Altafini para contribuir com suas habilidades profissionais neste processo de aproxi­mação com os moradores.

Maria Cristina disse que em fevereiro deste ano a atual chefe do setor de Vi­gilância Epidemiológica, Josemary Apolinário - que já ocupou anteriormen­te a função para a qual foi designada - lhe pediu para que focasse a questão do aumento do número de pessoas que guardavam material reciclável, que via de regra acaba gerando reclamações de vizinhos. Josemary contou que este tipo de colaboração não é propriamente uma novi­dade. “Desde a criação da Ascorsi em 2008 já havia esta determinação em criar condições adequadas de armazenamento e manejo de matéria reciclável . Com a evolução da própria estru­tura de atuação da Ascorsi este trabalho acabou sendo facilitado”, observou.

Para convencer os cole­tores autônomos a toma­rem os devidos cuidados, a equipe fala sobre riscos à saúde pública como por exemplo a proliferação de animais peçonhentos, ratos e até o mosquito da dengue. As equipes do programa Médico da Família também dão sua contribuição, detec­tando pontos de acúmulo de material. Segundo Maria Cristina, foram abordados moradores em diversos pontos da cidade. “Não se trata de um fenômeno localizado num ou outro bairro”, registrou.

Lucieli conta que pelo me­nos seis pontos de despejo de resíduos foram localizados nos últimos meses e que a abordagem, via de regra, tem sido tranquila. “Temos sido bem recebidas, as pessoas nos dão atenção. O problema maior é convencê-las de que se associar à Ascorsi é uma alternativa melhor do que agir individualmente”, comentou.

Campanha

Colocando em prática uma campanha de informa­ção gestada numa reunião do Comdema (Conselho Mu­nicipal de Meio Ambiente), a Ascorsi vem fazendo uso dos meios de comunicação para convencer aquelas pessoas que ainda relutam em deixar o lixo reciclável em dias de coleta específica a fazê-lo da forma corre­ta. A bióloga Maria Odete Mello Sant’Ana , da equipe de coordenação da Ascorsi considera crucial envolver a população. Atualmente a associação tem recolhido cerca de 60 toneladas/mês e a meta é chegar a pelo menos 100 toneladas até o final do ano, meta esta que ela enxerga obstáculos para seu cumprimento. “Tem aumentado o número de coletores autônomos, o que dificulta nosso trabalho. Tem ainda a questão das pessoas que ainda mistu­ram lixo orgânico com o lixo reciclável”, ponderou.

A Ascorsi aguarda ainda, segundo ela, um encontro com o prefeito José Natalino Paganini (PSDB) para que a Prefeitura contribua na tarefa de orientação dos moradores para que colo­quem o lixo reciclável no dia correto da coleta e devida­mente embalado, atitude que no entendimento da Ascorsi, ajudaria bastante.

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

920 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções