Carregando aguarde...
Itapira, 28 de Mar�o de 2024
Notícia
19/07/2013 | Pré-Conferência do Meio Ambiente é realizada com sucesso

Entrevista concedida sexta-feira, dia 19, na ACEI.

 

Foi realizada na noite desta quinta-feira, 18, com oitenta e oito participantes registrados, no anfiteatro da Fábrica de Papel e Papelão N S Penha, a Pré-Conferência do Meio Ambiente. Às 19h20min, com as presenças do prefeito José Natalino Paganini, do presidente da câmara, Carlinhos Sartori, do secretário de agricultura e meio mmbiente, José Alair de Oliveira, e da presidenta do Conselho Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Maria Odete Ap. Moreira Mello foi aberta a pré-conferência com o objetivo de apresentar um diagnóstico da gestão do lixo em Itapira para municiar a 1ª Conferência a ser realizada no dia 7 de agosto.

Depois das informações preliminares oferecidas pela presidenta do Comdema, falaram o secretário José Alair de Oliveira e o prefeito José Natalino Paganini. Na sequencia, quatro palestras se sucederam, tendo no final de cada uma delas, um espaço para esclarecimento de dúvidas. A primeira palestra foi proferida por Lucas Sartoreli que versou sobre o tema  “Logística Reversa de Embalagens” que é preconizada na Lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos - PNS.  A PNS obriga as empresas recolherem de volta a quantidade do que produziram após o consumo. As empresas terão que propor um plano para o governo de como farão isso.  Os principais setores são: agrotóxicos, seus resíduos e embalagens; pilhas e baterias; pneus; óleos lubrificantes, seus resíduos e embalagens; lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio e mercúrio e de luz mista; produtos eletroeletrônicos e seus componentes; e produtos comercializados em embalagens plásticas, metálicas ou de vidro e papel/papelão.

A segunda palestra coube a Mariah Arruda e Antonia Rodrigues  sobre a “Coleta Seletiva Solidária de Itapira” e a Associação dos Coletores de Resíduos Sólidos de Itapira – ASCORSI que apresentou um balanço dos dois anos e meio de implantação do Projeto.

Mariana de Moraes Cardoso representando a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente – SAMA apresentou um Diagnóstico dos Resíduos Sólidos de Itapira informando os custos do município com a gestão dos resíduos sólidos (lixo), as adequações que estão sendo feitas no aterro sanitário e que foram exigidas pela CETESB para que fosse aprovado a prorrogação.  A contratação do IPT para realizar o encerramento do aterro e o estudo de uma nova área.

Finalmente, Hilário Piffer Junior do Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico das Cidades da Região dos Circuito das Águas – CISBRA norteou os participantes  com o “Diagnóstico dos Resíduos Sólidos do Consórcio da região do Circuito das Águas”, apresentando o plano de gestão de resíduos sólidos feito pelo consórcio.

Para a presidenta do COMDEMA a participação da sociedade civil foi superior ao poder público  o que mostra que o interesse das pessoas por esse tema começa a dar sinais de prioridade: “a maioria das pessoas acha que o problema do lixo se resolve colocando o saquinho na frente de casa à espera da coleta”.

Para o prefeito Paganini o planeta está pedindo socorro: “nós produzimos muito lixo, precisamos reciclar mais e reduzir o ritmo de consumo para que o nosso planeta sofra menos, mas isso é uma tarefa de todos. O poder público, sozinho, não tem como resolver esse problema.” 

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1359 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções