Carregando aguarde...
Itapira, 28 de Mar�o de 2024
Notícia
21/03/2013 | Acei: pesquisa sobre horário de funcionamento do comércio

 

 
O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Itapira (ACEI) José Aparecido da Silva apresentou na tarde de ontem resultados de uma pesquisa encomendada pela entidade junto ao escritório de Consultoria em Gestão Comercial Estéfano Fernandes na qual foram ouvidas  4503 pessoas entre comerciantes e consumidores de toda a cidade, sobre o que pensam as pessoas a respeito do horário de funcionamento do comércio.
 
Segundo informou Silva, a pesquisa foi realizada no período do último trimestre do ano passado até janeiro deste ano e tem a pretensão de “ contribuir para a discussão  sobre eventuais mudanças no horário de funcionamento do comércio”,  preocupação que segundo ele vem sendo objeto de discussões por parte de muitos representantes do setor comercial. “ A realidade demonstra que fenômenos antes restritos a grandes centros populacionais estão se incorporando de forma cada dia mais  acentuada também em centros menores e esse raciocínio vale também para a questão do comportamento do consumidor. Novas rotinas de trabalho e as próprias transformações porque a atividade comercial  da cidade e da região estão passando tornam esta discussão bastante oportuna”,  acrescentou.
 
Silva disse que a ACEI não tem a pretensão de encampar qualquer iniciativa prática no sentido de propor uma flexibilização do horário de trabalho dos comerciários e defende que o Poder Público Municipal tome a dianteira deste processo. “ A pesquisa objetiva exatamente servir de subsídio para clarear mais esta questão que evidentemente é bastante polêmica”, defendeu.
 
O advogado Gabriel José dos Santos Correa Silva,  da ACEI ,  colocou que a atual legislação municipal em torno do assunto data de 1980, portanto, “defasada e fora de sintonia com a realidade  atual”. Avaliou  que ainda que haja um consenso em torno de se reformular a atual legislação, uma solução duradoura  passa necessariamente por negociações a cargo do Sindicato dos Empregados No Comércio de Itapira e o Sindicato do Comércio Varejista , o SICOMVIT,  lembrando que atualmente existe uma espécie de acordo de cavalheiros que permite, por exemplo, o funcionamento de supermercados aos domingos.
 
Resultados
 
A pesquisa foi dividida em dois pólos distintos; o funcionamento do comércio como um todo e o horário especial de funcionamento de supermercados e farmácias. No primeiro tópico houve uma sub-divisão com referência ao funcionamento de segunda a sexta, aos sábados e domingos.  47,20% responderam que de segunda a sexta-feira o melhor horário é das 8h às 18h. 27,40%  responderam que seria  melhor o comércio abrir das 9h às 20h e 25,40% das 9h às 19h.
 
Para o funcionamento aos sábados 45,93% responderam que seria melhor das 9h às 16h; 30% das 9h às 14h e 24,07%, das 9h ao meio dia. Portas fechadas nos domingos teve 48,62% de intenções, das 8h às 12h; 45,93% e 9h às 14h, 23,54%.
 
Com relação ao funcionamento dos supermercados, a maioria demonstrou preferência para que abram das 8h às 22h de segunda a sexta. 34,43% sugerem das 8h às 20h e 19,05%, das  07h às 20h. Aos sábados  o resultado ficou muito parecido com relação ao aferido para os dias de segunda a sexta: 44,67% preferem que se abram as portas das 8h às 22h; 36,01, das 8h às 20h e 19,32% das 7h às 20h. Já com relação ao funcionamento aos domingos a pesquisa foi mais ampla, oferecendo outras duas opções radicais, não abrir e funcionar 24h.  A maioria(35,75%) prefere, segundo os resultados da pesquisa, que os supermercados funcionem das 9h às 14h (curiosamente , esquema vigente hoje em dia) . 33,80% dizem que seria melhor das 07 às 12h; 18,56% acham que melhor seria das 8h às 20h, 6,17% defendem a abertura 24 horas e 5,7% são contra o funcionamento aos domingos.
 
Farmácias
 
Já a consulta com relação ao horário de funcionamento das farmácias trouxe uma espécie de consenso. Em todas as proposições ( o melhor horário de funcionamento; segunda a sexta; aos sábados e aos domingos,mais da metade dos entrevistados defende abertura 24 horas por dia.  Silva se referiu aos resultados como “indicadores” de tendência, mas que na sua opinião não refletem em momento algum  qualquer tipo de consenso entre a população pesquisada.  Os  resultados da pesquisa provaram que o assunto é bastante complexo.  Existem opiniões divergentes. E qualquer forma , conforme já havia dito, ela serve como excelente instrumento para que o assunto possa ser melhor debatido.
 
O atual presidente da ACEI informou ainda que o resultado da pesquisa, bem como um relatório sobre a forma como foi realizada, será entregue nos próximos dias ao Prefeito José Natalino Paganini, seu antecessor no cargo de presidente da ACEI. 
“O posicionamento do Paganini a respeito deste assunto é muito claro.   Ele defende  uma ampla discussão  dos setores envolvidos para que haja uma maior flexibilização do horário de funcionamento.  Ele como toda a atual diretoria(da ACEI) acham que não mexer na questão implica necessariamente numa posição de atraso para toda a nossa comunidade”, encerrou.
 
 
Aparecido disse que pesquisa tem pretensão de balizar o debate sobre a questão
 
 
Encontro de apresentação dos resultados foi realizado na tarde de ontem na sede da ACEI
 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

.

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1425 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções