Carregando aguarde...
Itapira, 19 de Abril de 2024
Notícia
21/03/2013 | Dia Internacional da Síndrome de Down

 Dia Internacional da Síndrome de Down, Instituto Mara Gabrilli lança campanha contra o preconceito

Vídeos bem-humorados, um deles estrelado pelo ator Ariel Goldenberg, protagonista do filme Colegas, mostram cenas vividas entre pessoas com e sem deficiência; situações corriqueiras que poderiam sem bem mais simples dão oportunidade à reflexão sobre as diferenças

 

“Dê uma ajudinha a si mesmo, reveja seus conceitos” é o tema de campanha que o Instituto Mara Gabrilli (IMG) e entidades parceiras lançam dia 21 de março, durante o Dia Internacional da Síndrome de Down. A data é o ponto de partida para a divulgação de uma série de quatro vídeos convidando as pessoas à reflexão sobre o preconceito em relação às diferenças.

http://www.youtube.com/watch?v=v4kxof9NUdc

 

 A campanha é uma realização do IMG, com patrocínio da Sanofi e apoio da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, do SESC, da Livraria Cultura e da FarMais Tremembé. Também apoiam o projeto as entidades ligadas à inclusão das pessoas com deficiência: APAE DE SÃO PAULO, Instituto Olga Kos, Movimento Down Brasil, Grupo Chaverim, ABADS, ADID, Carpe Diem, APABB, ARCA do Brasil, ADERE e SORRI BRASIL e OAT.

Todos os envolvidos na campanha irão disseminar, a partir do dia 21, em suas redes, o primeiro vídeo da série. Nele, um adulto com síndrome de Down vai à farmácia e é tratado como criança por outro homem que também faz compras no local. Este faz perguntas como “onde está seu papai?”, “quer ajuda?” como se seu interlocutor não entendesse nada. O posicionamento do personagem “desmonta” o homem, que chega a ficar sem graça com as respostas recebidas. O filme deixa clara a mensagem de que a convivência entre pessoas com e pessoas sem deficiência poderia ser simples mas, no entanto, ainda há imensas barreiras a serem superadas.

O vídeo é estrelado por ator Ariel Goldenberg, que atualmente comemora o sucesso do filme “Colegas”, premiado recentemente com o Kikito de melhor filme e o Prêmio Especial do Júri no Festival de Gramado. Além disso, o ator tem feito repercutir nas mídias sociais sua campanha “Vem, Sean Penn” para que seu ídolo venha ao Brasil assistir “Colegas”. Ariel, que tem síndrome de Down, é um exemplo real de que a deficiência não é um impeditivo para que a pessoa tenha uma vida normal – e possa, como mostra o vídeo, trabalhar e ir comprar absorventes para sua esposa, por exemplo.

"Não é só o preconceito contra Downs, tem preconceito contra gordo, tem racismo que é outro tipo de preconceito. É isso. Tudo isso me incomoda, ele pesa. As pessoas tem que pensar duas vezes antes de agir, usar a cabeça”, afirma Ariel.

“O viés desses filmes é a convivência. O primeiro passo para a convivência é quebrar a nossa própria barreira e enfrentar o medo de se aproximar. Conviver é viver bem em meio à diversidade”, afirma a Mara Gabrilli, fundadora do instituto que leva seu nome.

A campanha tem ao todo quatro filmes de 45 segundos que serão divulgados separadamente, nos quais os personagens estão expostos a situações onde a falta de jeito para lidar com pessoas com deficiência se evidencia de forma cômica.

Os personagens da campanha são pessoas com deficiências - física, visual, auditiva e intelectual - e cidadãos brasileiros comuns que querem ajudar pessoas com deficiência, mas não sabem exatamente como. Com espírito de solidariedade, eles se mostram desajeitados e, muitas vezes, inadequados. O roteiro foi elaborado a partir de relatos de pessoas com deficiência. Os vídeos, assinados pela cineasta Ariana Chediak, dão corpo à mensagem da campanha: “Dê uma ajudinha a si mesmo, reveja seus conceitos”, lembrando que a pessoa sem deficiência também precisa de ajuda para mudar sua forma de ver. “Se isso fosse superado, os problemas das pessoas com deficiência certamente seriam muito menores”, conclui Mara Gabrilli

Vale a pena assistir!

http://www.youtube.com/watch?v=v4kxof9NUdc

 

 

 

Informações à imprensa
Assessoria de imprensa do Instituto Mara Gabrilli
BM Comunicação
[email protected]
Tel. 11 98309-8302
Março/2013

Fonte: Letícia Maria de Lima

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

975 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções