Carregando aguarde...
Itapira, 29 de Mar�o de 2024
Notícia
23/06/2015 | Ações ambientais marcam primeiro semestre da SAMA

 O balanço das atividades da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Itapira no primeiro semestre fechou com um extenso relatório de prestação de serviços na área ambiental. Ainda que preliminar, o balanço mostrou também uma forte integração entre a administração municipal e a comunidade em busca de melhores soluções ambientais.

Neste primeiro semestre, ações como doação de mudas, plantio de árvores na zona urbana, palestras de conscientização e soltura de alevinos no Rio Mogi Guaçu foram marcantes na agenda da Secretaria. Além disso, houve ainda a expansão do trabalho de coleta de pneus através do Ecoponto Municipal e a criação da coleta de resíduos de madeira.

O relatório mostra que nos primeiros meses de 2015 foram doadas a proprietários rurais e de terrenos em área de expansão urbana exatamente1.304 mudas de arvores nativas. No mesmo eixo de trabalho, objetivando a recomposição da massa verde do município, foram plantadas pela equipe da SAMA 414 mudas de espécies arbóreas, durante ações de replantio da arborização urbana ou de educação ambiental em parceria com escolas locais. No mesmo período ainda doadas 260 mudas de folhagens, das espécies hibisco e pingo de ouro.  

A SAMA fez também a soltura de 15 mil alevinos de pacu guaçu e curimbatá no Rio Mogi Guaçu, em uma atividade que contou com alunos da Rede Municipal de Ensino. Os filhotes de peixes foram doados ao município pela CPFL, dentro de um programa de parceria que está sendo fortalecido pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.

Com a crescente necessidade de gestão dos pneus usados, que podem representar um forte impacto ambiental no município, a SAMA reforçou o trabalho do Ecoponto Municipal. Assim, neste primeiro semestre foi feito o encaminhamento de aproximadamente seis mil pneus de carga e passeio para a Reciclanip, uma entidade sem fins lucrativos fundada pelas empresas fabricantes de pneus.  As ações de conscientização foram complementadas por palestras educativas feitas pela equipe da SAMA em escolas municipais, estaduais e privadas abordando temas ambientais diversificados. Finalmente, a Secretaria ainda atuou fazendo a vistoria da frota diesel municipal, para reduzir a emissão de gases tóxicos no meio ambiente. “Podemos dizer que o que foi realizado neste primeiro semestre diz respeito não apenas ao bem estar do cidadão itapirense, mas também à formação de uma cultura ambiental importante para todos os segmentos de nossa sociedade”, afirmou o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, José Alair de Oliveira.

            Ele lembra ainda que ao mesmo tempo em que trabalhou fortemente neste segmento, a Secretaria também colocou em prática ações de apoio aos agricultores. Entre eles, o uso de tratores e implementos agrícolas para auxiliar no plantio e na colheita em pequenas e médias propriedades, a criação da Feira Noturna e a instalação de um serviço de apoio para a realização do CAR – Cadastro ambiental Rural, para que os proprietários rurais possam cumprir a Lei Federal nº 12.651/2012. “Hoje, temos perto de 200 proprietários rurais que já cumpriram a determinação legal utilizando este serviço da Secretaria”, destacou, informando ainda que a criação deste programa de apoio foi uma orientação do prefeito José Natalino Paganini.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa PMI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

844 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções