Carregando aguarde...
Itapira, 19 de Julho de 2025
Notícia
13/10/2011 | Agência de Fomento Paulista quer aperfeiçoar sistema de crédito longo prazo

Incentivar e diversificar a captação de recursos de longo prazo e maior flexibilidade das regras do Banco Central para a operação das agências de fomento foram alguns dos principais pontos apresentados pelo presidente da Agência de Fomento Paulista, Milton Luiz de Melo Santos, no Seminário de Crédito realizado em São Paulo. O evento debateu as causas da dificuldade de acesso ao crédito de longo prazo por parte das pequenas e médias empresas e suas possíveis soluções.

O volume de recursos disponíveis para operações de crédito de longo prazo é uma preocupação constante dos agentes financeiros. Como aumentar a captação de recursos de longo prazo para poder investir em projetos é uma das equações a serem resolvidas para aumentar a oferta desse tipo de financiamento. "O investidor sempre irá preferir operações onde o retorno é maior e no prazo mais curto. Precisamos encontrar modelos onde o investidor se sinta atraído pelo mercado de longo prazo", diz Santos.

Outro obstáculo para a evolução do crédito de longo prazo é a distância existente entre os agentes operadores e as pequenas e médias empresas. Neste cenário, as agências de fomento são fundamentais para aproximar o pequeno empreendedor do mercado de crédito de longo prazo. "As agências de fomento têm o papel de chegar onde o sistema tradicional de financiamento tem dificuldade de alcançar. No entanto, por estarem sujeitas as mesmas regras dos bancos de varejo, estabelecidas pelo Banco Central, as agências enfrentam muitas limitações", diz o presidente da Agência.

O Seminário de Crédito foi realizado pela XYZ Live com apoio da Agência de Fomento Paulista. Teve como palestrantes o diretor de fiscalização do Banco Central, Anthero de Moraes Meirelles, e o presidente da ABIMAQ (Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos), Luiz Aubert Neto. A mesa de debates foi composta pelo presidente da Agência, Milton Luiz de Melo Santos, pelos economistas Eduardo Giannetti e Maílson da Nóbrega, e pelo presidente da Cielo, Rômulo de Mello Dias. O vice-governador de São Paulo, Guilherme Afif Domingos, encerrou o evento, que foi mediado pelo jornalista George Vidor.

A Nossa Caixa Desenvolvimento

A Agência de Fomento Paulista financia empresas com faturamento anual entre R$ 240 mil e R$ 100 milhões. As taxas de juros oferecidas são a partir de 0,49% ao mês (+IPC/Fipe) e prazos que chegam até 10 anos. O empresário interessado pode entrar no site da instituição (www.nossacaixadesenvolvimento.com.br), realizar uma simulação de empréstimo e obter o financiamento diretamente no portal, por meio da ferramenta "Negócios On-line". Se preferir, o empresário também pode ir até a sede da Agência, na Rua da Consolação, 371, região central da cidade de São Paulo.

Fonte: Portal SP

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1284 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2025 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções