Carregando aguarde...
Itapira, 05 de Julho de 2022
Notícia
10/12/2021 | Vendas de Natal devem crescer 5 %
13° salário e avanço da vacinação são os principais fatores que geram otimismo para as vendas na data

Esperado por grande parte dos lojistas e principal data para o varejo, o Natal deve movimentar as vendas em São Paulo. Neste ano, segundo a pesquisa realizada pela  FCDLESP (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo), com a participação das principais CDLs do Estado, o crescimento ficará em torno de 5%.

De acordo com a entidade, 77% dos consumidores pretendem ir às compras nesse período. Os principais fatores que colaboram para essa expectativa otimista dos lojistas são o pagamento do 13° salário, o avanço da vacinação no estado e a flexibilização do comércio.

A estimativa é de que, somente no Estado de São Paulo, sejam injetados 40 bilhões de reais na economia.. Mesmo com boas expectativas, a FCDLESP alerta que o Natal é uma data em que os consumidores costumam presentear, mas a alta da inflação e desemprego em todo país podem diminuir a confiança do consumidor.

“Ainda que aos poucos, a confiança do consumidor tem dado passos positivos. O Natal é uma data importante para o varejo, tanto físico como on-line. O consumidor prioriza a data e costuma presentear parentes e amigos, como nas confraternizações de fim de ano ”, afirma Maurício Stainoff

Expectativas 

O fim das restrições no comércio colabora para que as vendas apresentem um maior desempenho  no varejo físico, isso porque, com maior circulação de pessoas, o consumidor deve procurar presentes em lojas físicas. A pesquisa aponta que os shoppings devem receber 40% do volume de vendas do Estado.

Mesmo com a alta demanda que o e-commerce tem apresentado na data nos últimos anos, a Federação acredita que o volume de vendas será equilibrado entre lojas físicas e on-line. Os setores que mais devem apresentar bom desempenho serão o de vestuário e calçados e, em seguida, o setor de eletroeletrônicos.

Na prática, a FCDLESP relata que o varejo finaliza o ano com boas expectativas e resultados otimistas. Com o constante avanço da vacinação, os lojistas acreditam que 2022 deve ser o ano da efetiva retomada econômica do varejo e deve apresentar os números mais alinhados ao período de vendas sem pandemia, como em 2019.

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1425 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2022 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções