Carregando aguarde...
Itapira, 19 de Abril de 2024
Notícia
10/12/2021 | OAB local publica guia a respeito de como lidar com o autismo

O auditório da OAB local foi palco na última terça-feira,07,  do lançamento de uma espécie de cartilha que explica o beabá a respeito do Transtorno do Espectro Autista (TEA), patologia mais conhecida como autismo, distúrbio do neurológico caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais incomuns, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, que via de regra trazem problemas dos mais diversos para portadores e seus familiares se não for diagnosticada, tratada e compreendida corretamente.

A iniciativa partiu da Comissão dos Direitos da Criança e do Adolescente da OAB. A advogada Vanessa Delfino Fuirini Alves Lima, presidente da Comissão, explica que o guia tem objetivo de esclarecer dúvidas importantes sobre o Transtorno Espectro Autista, tais como os direitos da pessoa autista, benefício e políticas de inclusão.

O interesse em levantar esta bandeira aqui na cidade decorreu fundamentalmente do fato da Comissão dos Direitos da Criança e do Adolescente ter entre seus integrantes duas mães com filhos que apresentam o problema. Vanessa comentou que nos encontros do Conselho, era comum ambas relatarem as dificuldades decorrentes do enfrentamento dos sintomas da síndrome.

 

Encontro atraiu público interessado ao auditório da OAB

A advogada revela ainda que a colega Maria Júlia Massarotti propôs a realização de um trabalho que se aprofundasse no assunto, levando em conta, principalmente, a realidade de Itapira. Foi a partir desta manifestação que ficou clara a necessidade da criação de uma espécie de manual que trouxesse informações relevantes a respeito do tema.

Ação Prática

A partir do diagnóstico inicial e das discussões a respeito de qual a melhor forma de dar encaminhamento ao assunto, os membros que compõe Comissão deram início a uma ação prática, na forma da elaboração do Guia. Essencialmente, quatro pessoas se encarregaram de pesquisar, levantar informações, compilar, redigir e publicar a obra: Maria Júlia, Ana Carolina Destefani Guerreiro, Eliana Razzo e Oscar Ferreira Neto. Durante cerca de seis meses, os participantes mantiveram uma rotina de contatos com autoridades diversas, incluindo os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário; educadores e profissionais com experiência no atendimento a pessoas com deficiência, além é claro, da própria OAB.

 

Evento mobilizou autoridades diversas e teve grande repercussão

No dia do lançamento, participou como convidada especial a jornalista e escritora Andrea Werner, ativista e fundadora do Instituto Lagarta Vira Pup, especializado em dar suporte a demandas envolvendo pessoas com deficiência. Ela palestrou para os convidados e deu destaque à questão do autismo, ela que é mãe de um filho portador da Síndrome.

 

Distribuição

Conforme informou a Comissão dos Direitos da Criança e do Adolescente da OAB, haverá a divulgação do guia nas redes sociais para atingir o maior número de pessoas possível. A tiragem inicial, de 10 mil exemplares impressos serão enviados para escolas, UBS, clínicas e demais locais que atendam autista e pessoas com deficiência. Poderá também ser compartilhada em sua versão digital, que se encontra disponível no link: https://www.multifluencia.com.br/autismo/.

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1114 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções