Carregando aguarde...
Itapira, 24 de Abril de 2024
Notícia
10/12/2021 | Grupo oferece apoio a pessoas que estão passando pelo luto causado por um suicídio

GRATUITO - Grupo da Sociedade de Medicina oferece apoio a pessoas que estão passando pelo luto causado por um suicídio

A próxima reunião será dia 13 de dezembro, no formato on-line; a participação é gratuita

O Grupo de Apoio aos Enlutados por Suicídio da SMCC (Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas) realiza, no próximo dia 13 de dezembro, das 19h30 às 21h30, a última reunião do ano. O encontro, que acontece sempre na 2ª segunda-feira de cada mês (com exceção de janeiro), é on-line e gratuito, aberto para familiares e amigos que estão vivendo o luto causado pelo suicídio de uma pessoa próxima.

Coordenado pelas psicólogas Jéssica Silveira, Iva Siqueira e Ana Luiza Cassiani, o grupo faz parte do Comitê Permanente de Prevenção ao Suicídio da SMCC. De acordo com Jéssica, a reunião começa sempre com a apresentação de cada um e por que está no grupo. “A partir daí, quem se sentir à vontade vai falando sobre suas experiências e nós vamos fazendo intervenções quando fizerem sentido”, explica.

A psicóloga destaca que os grupos de apoio são importantes neste processo de luto porque oferecem aos enlutados um acolhimento sem julgamento. “É um lugar de escuta, pertencimento, expressão dos sentimentos e identificação dos mesmos, ajudando as pessoas a se sentirem menos isoladas e sozinhas em suas dores, dando-lhes esperança de que é possível viver e continuar, apesar do acontecido”, comenta Jéssica. “Nós também procuramos trabalhar a naturalidade dos sentimentos provocados pela perda, desconstruindo pensamentos de que a forma como estão reagindo a isso não é “normal”´, completa.

Suicídio no Brasil

O suicídio é um problema sério de saúde pública. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), estima-se que, no mundo, mais de 700 mil pessoas morrem por suicídio anualmente, sendo a quarta maior causa de mortes de jovens de 15 a 29 anos de idade.

O Boletim Epidemiológico 33, da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, divulgado em setembro deste ano, aponta que de 2010 a 2019, ocorreram no Brasil 112.230 mortes por suicídio, com um aumento de 43% no número anual de mortes, sendo que, em 2010, foram registrados 9.454 casos. Já em 2019, este número saltou para 13.523.

Homens apresentaram um risco 3,8 vezes maior de morte por suicídio que mulheres. Entre homens, a taxa de mortalidade por suicídio em 2019 foi de 10,7 por 100 mil, enquanto entre mulheres esse valor foi de 2,9.

Serviço:

Reunião Grupo de Apoio aos Enlutados por Suicídio da SMCC

Dia 13 de dezembro, das 19h30 às 21h30

On-line

Inscrições (19) 96035-7707 (WhatsApp)

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1556 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções