Carregando aguarde...
Itapira, 06 de Julho de 2025
Notícia
05/10/2011 | DROPES: 51º capítulo

 

Cartilha do Dropes. Para comemorar o 51º capítulo, o Dropes lança a sua cartilha política com vistas à eleição do ano que vem com o intuito de oferecer modestos subsídios aos candidatos proporcionais e majoritários.

Cartilha do Dropes – Lição A: Partido Político.

Assunto do dia: a mudança do controle do partidário e a perda do mandato.

Princípio básico: partido político nunca deve ser visto como uma garota de programa (ou garoto, para o texto não ficar machista), sistema que se usa por motivação interesseira ou gosto individual. O Partido é a expressão coletiva, fragmentada em grupos menores, organizados conforme a ideologia convergente.  

Conceito: a escolha do partido deve refletir os ideais políticos de quem pretende entrar na caminhada. Os filiados devem abraçar as bandeiras, aninhar-se, verticalmente, aos líderes e aos candidatos dos níveis superiores. É a demonstração da lealdade, convicção ao projeto político sustentável e exeqüível, e respeito hierárquico. A perda de mandato jamais deve ser um impedimento básico para a mudança partidária. O motivo deve ser nobre, como por exemplo, novo caminho ideológico ou ferimento aos preceitos éticos.  Por outro lado, conforme entendimento do STF: “a mudança significativa de orientação programática do partido e a comprovada perseguição política, haver-se-á de assegurar, ao parlamentar, o direito de resguardar a titularidade do mandato legislativo”. Logo, basta ter ideologia, ética e razão.

Tarefa de casa: quem entra para a política, têm que ser político, todos os dias. Tem que respeitar as críticas e as adversidades. Tem que aglutinar gente que pensa, mais ou menos, do mesmo jeito. Amigos e parentes para atender a exigência mínima eleitoral, não configuram um partido.  

Resumo da lição: Ninguém perde ou ganha o que não existe.


O caso da UBS, quase perdida. O secretário da saúde, Vladen Vieira, manifestou-se, por email, favorável à concessão de uma entrevista de esclarecimento à TV PCI. Até a noite desta terça-feira, a presença não foi confirmada. O mesmo pode ser falado do pedido de explicação encaminhado à assessoria de imprensa do prefeito. Nada foi retornado. Depois é a imprensa que fala bobagens!


Mário prometeu e o Condema está esperando. Na reunião da semana passada, Mario da Fonseca prometeu chamar uma reunião, para esta semana, para tentar contornar os problemas levantados pelos conselheiros. O prazo fatal encerra na próxima quinta. Será que essa reunião vai acontecer?  


Mino perde o PSB 1. Ontem, chegou à redação do PCI a informação de que o presidente da Assembléia, deputado Barros Munhoz, tinha prestigiado a cerimônia de filiação de três deputados estaduais ao PSB.  Era o prenúncio do que estava para acontecer.

Mino perde o PSB 2. Hoje, o TRE publicou a composição da nova comissão provisória do PSB. Nela consta o nome de Vicente, Selma Vieira, Andriana Silva, Antonio Claret da Rosa e Regina Vicente. Nada de Mino Nicolai na parada.

Mino tá bravo, com razão. A perda do PSB, apesar da resistência e da negação, era esperada por Mino a qualquer momento. Sabia que a manutenção da sigla era uma questão de sorte, de algum erro dos adversários. Por mais que ele tentasse esconder, era visível o constrangimento e o sentimento de derrota. Afinal, foram dez anos de filiação e presidência. Merecia, pelo menos, consideração por parte da Executiva Estadual.


É estranho. O PSB é um partido que se coloca entre os grandes da nação. Tem vários parlamentares, governadores e prefeitos. Diante de tantas “maracutáias”, o PSB tem saído ileso e nas suas fileiras, o governador coqueluche do momento e queridinho do ex-presidente Lula: Eduardo Campos. Será que esse partido, em São Paulo, é tão diferente assim?


Depende de onde se olha. Para os novos controladores do PSB, Mino perdeu o controle da legenda por inoperância política. O que ele conseguiu além de conquistar votos para si?  O que ele fez para conseguir votos para os candidatos da agremiação, nas eleições que ele esteve à frente do partido? Quem quiser a resposta, basta consultar os mapas eleitorais dos últimos dez anos, declararam. Ele não perdeu o PSB. Foi o partido que procurou por novos zeladores.  


Na encruzilhada. Mino pode abrir uma guerra jurídica, mas não tem tempo para gastar a munição que diz ter. Acredita que se mudar de partido para poder ser candidato, perde o mandato. Se ficar terá que participar do grupo que apoiará o candidato da oposição. É o famoso estar no meio do mato sem cachorro.


Sonia ganhou. A postura solidária e denunciante de Sonia Santos, diante do que ela classificou como golpe do deputado Barros Munhoz em tirar o PSB de Mino Nicolai, são atitudes verdadeiras da vereadora. Mas, politicamente, caiu no colo dela. Dificilmente o PT apoiará Manoel Marques como candidato oficial. A menos que Toninho Bellini tenha outro nome, o PT caminhará para coligação com o PDT. Sonia seria prefeita ou vice, na chapa. Candidata a vereadora ela não será, vem declarando.


Não ser candidata a vereadora. Essa atitude de Sonia Santos é vista por uns como um sinal de aproximação da vereadora aos divergentes (dela) do PT. Ao não se candidatar, ela abre espaço para que outros membros sonhem com a vaga. Isso facilitaria a retomada e união do PT para o próximo ano.


Mané perdeu. Mesmo que Manoel não veja o PV seguindo a mesma trilha do PSB, mesmo assim, perdeu com essa história. Sem o PSB ele sai enfraquecido. Parte do atual PSB permanecerá na agremiação. Outra parte vai se dividir. Manoel tende a ficar isolado.


Mané não é bobo não. Quem entendeu as informações subliminares proferidas por Manoel Marques nos últimos tempos, percebeu que ele tem uma legião de filiados a postos. Há quem diga que a estrutura de Manoel está azeitada para seguir firme, qualquer que seja o desfecho dos próximos dias. Quanto às eventuais deserções, Manoel não faz segredo: quem ficar é gente do time dele. E desafiou: “o deputado que arrume um candidato melhor do que ele (Manoel), senão...”


Alberto continua firme. Durante a semana saíram três informações, com fontes reconhecidas. Uma garantindo que o vice de Alberto seria Luiz Domingues. Outra dando como certa a vaga para Toninho Orcini. A terceira foi enfática, só será anunciado o vice, depois que o PT decidir o seu destino. O PT terá prioridade na indicação, no caso, Sonia Santos. Vice não falta para Mendes. Dizem que isso é um bom sinal. Neste sábado, Alberto esteve na convenção do PDT que indicou Paulinho como pré-candidato à prefeitura de São Paulo.


Falta mais de disposição. Alguns apoiadores têm reclamado de que o pré-candidato pedetista interrompe o trabalho e os contatos, por volta das 16h, alegando cansaço. Dizem que isso é um mau sinal. E eles já avisaram. Assim que a campanha começar não vai ter moleza não. O dia vai começar as seis da matina e só terminará à meia noite. E olha lá. Alberto olhou, tossiu e disse: “deixa comigo”. 


Repeteco. As duas últimas notas foram publicadas no Dropes anterior, que está em arquivo. A repetição tem a intenção de esclarecer uma dúvida do pré-candidato do PDT, Alberto Mendes. Veja o que ele mandou para esta redação:


  1. Com referência a nota intitulada “Falta mais disposição”, no Dropes 50, quero informar que não são verdadeiras suas palavras, uma vez que só interrompo o meu expediente profissional às 16:00 horas ou até antes, quando tenho alguma reunião para fortalecer o nosso partido e procurando novas lideranças. Além disso meu celular fica ligado 24 horas por dia e nunca deixei de atender quem quer que fosse, a qualquer hora. Não fiquem preocupados que sei o que estou fazendo e o trabalho não me assusta e também não sou marinheiro de primeira viagem. Portanto, quando a campanha começar, o dia não vai começar as seis da matina e nem terminará a meia noite.  Nas campanhas anteriores o meu dia começava por volta das três horas e as vezes emendava um dia no outro.  Mesmo assim, agradeço pela preocupação e o recado, mesmo com cunho faccioso. (Alberto Mendes)

Mais uma vez. Como o pré-candidato vê o Dropes não tem nenhum problema em publicar na íntegra ou registrar a reclamação de qualquer pessoa que se sinta atingida por qualquer nota veiculada nesta coluna. O Dropes não é o porta-voz da verdade.


O Dropes confessa que não entendeu a reclamação. As notas, aqui publicadas, são, por definição, eminentemente políticas. Não resvalam na pessoalidade e no campo profissional. São assuntos de interesse público. Quem anda reclamando e fez o assunto chegar à redação, são, como descritos, alguns apoiadores do pré-candidato. Não eventuais clientes ou fornecedores. As palavras “trabalho” e “contatos” citados integram o contexto da segunda nota. Interessante é que a primeira reverencia o pré-candidato pelos vices que tem à disposição. Mas como era um comentário positivo, parece que foi perfeitamente interpretada. Depreende-se que apoiadores reclamantes querem o envolvimento do pré-candidato da forma como ele bem enumerou no email, logo, não deveriam ser interpretados como críticos, mas como “cutucadores”.   

 

Prezados Internautas


Os informantes desta coluna integram todos os matizes políticos da cidade.

As opiniões, aqui publicadas, não refletem, necessariamente, o pensamento da redação do Portal Cidade de Itapira.

PCI garante às pessoas citadas o direito de resposta. Para isso, basta que enviem email com a manifestação desejada para: [email protected].

A coluna não é porta-voz da verdade absoluta. Limita-se a democratizar a informação política que corre pela cidade. Usa o bom-humor como recurso redacional, sem apelar para as agressões gratuitas ou preconceituosas ou tendenciosas.

Nino Marcati, da Redação do PCI

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
16/09/2015 - Dropes nº 415
09/09/2015 - Dropes nº 414
02/09/2015 - Dropes nº 413
30/08/2015 - Dropes nº 412
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

2584 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2025 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções