Carregando aguarde...
Itapira, 09 de Maio de 2025
Notícia
18/12/2011 | DROPES: 82º capítulo


Pessoalmente. O prefeito Toninho Bellini procurou a reportagem do PCI, na manhã deste domingo, na Recreativa, para manifestar a sua indignação com o Dropes, que segundo ele publicou uma “besteira” ao dizer que ele teria ficado isolado na festa dos Carunchos e que ninguém ficou perto dele. Disse, ainda, que chegou à festa por volta das 13h, cumprimentou e conversou com todo mundo.
 
Corrigir. Bellini pediu que o Dropes corrigisse a informação com a mais pura expressão da verdade. Ele não ficou isolado. Disse, ainda, que não imagina que poderia ter passado uma informação tão errada como aquela. Pediu, também, que o Dropes mude o discurso sobre o seu isolamento. Pois isso não existe.
 
Faz o possível. Toninho informou que todos os anos os Carunchos fazem questão de convidá-lo para a festa. E ele comparece com a maior alegria apesar das atribulações da agenda como prefeito. Citou, como exemplo, o fato de participar do aniversário de 85 anos do sogro dele, evento que ele não poderia deixar de comparecer, mas que não poderia ficar muito tempo.    
 
Não tem tempo para a imprensa. Para finalizar passou a informação de que não tem tempo para ler nem ficar atrás da imprensa. Só ficou sabendo do Dropes através dos inúmeros amigos que ele tem pela cidade. Chegou a dizer, inclusive, que é detentor de mais amizades do que muita gente pensa, mais do que o redator do Dropes, por exemplo.
 
Dropes esclarece 1: O prefeito deveria ter lido a nota do Dropes antes de fazer o comentário. Não deveria ter confiando na leitura dos amigos. O Dropes informou que o prefeito é convidado todos os anos e que ele compareceu na maioria deles.
 
Dropes esclarece 2: Em nenhum momento o Dropes informou que o prefeito teria ficado isolado, usou-se o termo “quase isolado” estabelecendo uma diferença entre esse churrasco e os anteriores. Falou-se da redução do assédio em relação aos áureos tempos. O comentário nada teve a ver com os Carunchos. Refletiu a tendência dos fins de mandatos. E se é verdade ou não, os participantes do churrasco é que poderão atestar.
 
Dropes esclarece 3: A informação, conforme foi publicada, chegou ao Dropes por alguém que lá estava e que foi confirmada por um dos antigos integrantes dos Carunchos que fez questão de esclarecer que no grupo não há discussão política que possa dividi-los. Nenhum outro membro dos Carunchos entrou em contato com a Redação para fornecer informação alternativa. Espaço não lhes faltará para isso.
 
Dropes esclarece 4: O Dropes vai continuar com o Discurso que considera correto: ele não se considera o dono da verdade, apenas democratiza a informação. Dá direito de resposta, sempre que for procurado para essa finalidade. Acredita que abrindo as informações para os itapirenses, envolvidos ou não, é a base para que cada um faça juízo do que é a verdade. Lembrando que não há verdade absoluta, pois as crenças são individualizadas.
 
Dorado saltitante. Quem não consegue esconder a alegria com o desfecho da dupla filiação de Alberto Mendes é o presidente do PSDC, José Luiz Ferreira, ''Dorado''. Na ultima sexta-feira, Dorado dava “saltos exuberantes” ao abrir um largo sorriso e dizer: “nosso próximo prefeito chama-se Alberto Mendes.”
 
Única chance. Para Dorado agora não tem jeito, foi-se a única chance de deter a caminhada de Alberto Mendes. E anunciava: “foi por água abaixo a tentativa contra Mendes. Quero ver a cara de desespero dos Munhozistas e Bellinistas".
 
Cantando a vitória. Mas não foi apenas o ''Dorado'' que estava cantando a vitória pela cidade. Integrantes do PDT e do PCdoB se mostravam confiantes depois da sentença favorável ao pedetista. Alguns aliados, segundo consta, correram para a Siqueira Campos, tão logo souberam da notícia, para solicitar cargos de chefia e secretarias em troca de apoio.

O santo é de barro!É compreensível a alegria dos pedetistas e dos partidos aliados em cima da vitória no processo de duplicidade partidária de Alberto Mendes. Será que a vitória estará tão fácil assim? Olhem a voz da experiência: ninguém ganha na véspera. É melhor ir devagar com o andor.
 
O nome Paganini não pegou. Alberto Mendes declarou ao Portal Cidade de Itapira que o grupo da oposição está dividido. Explicou que como o nome de Paganini não caiu bem no grupo, espera-se uma debandada para o lado de Mendes, caso o candidato a vice também não seja do agrado desse grupo.
 
A versão do outro lado. Alguns oposicionistas que ficaram sabendo desse comentário garantiram que não há nenhum dado novo sobre a candidatura Paganini, salvo o sentimento de crescimento e do largo apoio recebido. Para eles, tem gente plantando essa informação para tentar arregimentar mais apoios. “Nosso grupo está fechado com Paganini”, finalizou.
 
Outra visão. Outro oposicionista, no tête-à-tête, ao comentar esse assunto disse que existe a possibilidade de candidatos a vice estarem espalhando a conversa como forma de pressionar a antecipação da indicação. Ele desconfia dos autores, mas não ofereceu nenhuma dica.
 
Tem lógica. Analisando de pertinho a história percebemos que o boato divulgado por Alberto Mendes desvaloriza o nome Paganini ao ponto de torná-lo totalmente dependente do eventual candidato a vice. Donde estaria baseada a informação que Paganini não pegou. Em pesquisas? É bom lembrar que pouca gente acreditava que o nome de Dilma pegaria. Logo, a versão de fogo amigo parece ser a mais adequada.         
 
Apareceu a margarida... Toninho Bellini estava desaparecido. Deixou de aparecer em vários eventos importantes. Colocou o fiel escudeiro, Antonio Carlos Martins, para bem o representar. De repente voltou a dar as caras. Será que a explicação estaria no desfecho da dupla filiação de Alberto Mendes?
 
Ninguém entende mais nada. Um convicto totonhista perguntou ao amigo e presidente da câmara municipal, Manoel Marques: ''Manoel, não existe nenhuma forma de união entre o seu grupo e o grupo do Deputado Barros Munhoz?'' Eis que Marques respondeu: ''Claro que existe! Desde que eu seja o candidato a prefeito. Ele poderá indicar o vice e aí vamos todos juntos!''
 
Onde estaria a esmola que até o santo desconfiou? Enquanto o convicto totonhista fazia ares de quem estava com a pulga atrás da orelha, Marques soltava uma bela gargalhada. E agora? Ele falou sério ou estava apenas brincando? Indagou o convicto totonhista.
 
Isso é verdade. Assim que o convicto totonhista foi embora, Manoel Marques voltou-se para a outra pessoa que acompanhava o encontro e disse: “já disse algumas vezes e repito, tenho muito mais valor para a oposição do que para meu próprio grupo''.

Pizzaria O&O. Uma maldade circulou entre quarta e sábado desta semana. As últimas sessões da CPI foram rápidas em virtude da falta de um caixa no restaurante Orion fazendo com que Manoel corresse para socorrer o “pão nosso de cada dia”. Por conta dessa história, aguarda-se para breve uma nova pizzaria Orion&Orcini que terá a Pizza CPI (Calabresa, Presunto e Inhame) como a prata da casa.
 
A CPI poderia ter ido além. Só não foi por falta de uma auditoria especializada e independente. A casa tinha dinheiro para pagar, cerca de R$ 350 mil, qual teria sido o obstáculo? Alguns pontos negros já foram observados. Se o cheque que foi detectado, foi emitido, certamente está lançado numa conta contábil. Que conta é essa?
 
Perdeu-se uma grande oportunidade. A CPI acabou passando a idéia de que o sistema contábil informatizado da prefeitura não oferece segurança ao dinheiro público. Não permite transparência total. Dois exemplos para simplificar a desconfiança: 1) não seria óbvia a fiscalização dos membros da CPI ser diretamente no sistema informatizado? 2) A emissão de pagamentos duplicados não são detectados pelos computadores?
 
Ponto para Cleber. Cleber Borges foi eleito, ele próprio admite, pela proposta ousada e inovadora de lutar pela instalação da Infovia Municipal, que nada mais é do que oferecer Internet gratuita para a população. De acordo com o noticiário, Borges conseguiu a verba para levar adiante o sonho de candidato.
 
Não faltam palpites. Segundo especialista, era melhor que a idéia permanecesse como luta. A realidade poderá não ser o que o público espera. O sistema rádio, como ventilado, oferecerá 512 kbps, velocidade que não permitirá abrir sites e baixar arquivos tão rapidamente, principalmente, ao depender de uma banda que não foi divulgada quando tiver grande quantidade de usuários. Quem vai pagar o aumento dessa banda?
 
VOIP. Dentre as propostas do “Cidade Digital” sugere-se a redução do custo de telefonia a partir da implantação do sistema VOIP. De fato seria uma economia e tanto, não fosse a velocidade do upload exigida para que o sistema VOIP funcione com perfeição. Aliás, o VOIP consumirá parte da banda de forma a inviabilizar todo sistema.
 
Já pensou? Os usuários para acessarem ao sistema municipal gratuito terão que investir grana num aparelho de recepção. Caso a conexão funcione a contento, beleza. Mas alguém parou para pensar o que vai acontecer se a coisa começar a enroscar? Uma coisa é não funcionar por ser totalmente gratuita. Outra, é ter pago, mesmo que seja pouco, e não ficar satisfeito.
 
Toninho Orcini na TVPCI. Na sexta-feira, 16, o presidente da CPI, Toninho Orcini, foi entrevistado pela TVPCI. O experiente vereador respondeu todas as perguntas, mesmos as mais cabeludas. Valerá a pena assistir. Estará disponível nesta segunda, 19.    
 
Dado Boretti na TVPCI. Quarta-feira será a vez do presidente do SAAE, Dado Boretti, participar do “Conversa de Gente Grande” na TVPCI, às 10h. Assuntos relevantes serão tratados. Valerá a pena assistir e participar com perguntas através do chat do Portal Cidade de Itapira. Será um programa esclarecedor sobre a qualidade da água coletada e os limites do tratamento, os esgotos clandestinos, as empresas que desrespeitam o meio ambiente e lançam dejetos no Ribeirão da Penha e muito mais.
Terça tem mais.
 
Prezados Internautas
 
Os informantes desta coluna integram todos os matizes políticos da cidade.
 
As opiniões, aqui publicadas, não refletem, necessariamente, o pensamento da redação do Portal Cidade de Itapira.
 
PCI garante às pessoas citadas o direito de resposta. Para isso, basta que enviem email com a manifestação desejada para: [email protected].
 
A coluna não é porta-voz da verdade absoluta. Limita-se a democratizar a informação política que corre pela cidade. Usa o bom-humor como recurso redacional, sem apelar para as agressões gratuitas ou preconceituosas ou tendenciosas.
 
Nino Marcati, da Redação do PCI
Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
16/09/2015 - Dropes nº 415
09/09/2015 - Dropes nº 414
02/09/2015 - Dropes nº 413
30/08/2015 - Dropes nº 412
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

2106 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2025 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções