A eleição está longe, mas como gay vota...
Pelos menos três candidatos à vereança rumaram para São Paulo, esta manhã, para a Parada. Devem retornar só à noite. Não esconderam o destino. Acompanharão alguns grupos homossexuais da cidade. Só da terra, lá estarão, cerca de 150 participantes declarados. Outros cem, não organizados, deverão comparecer. Esperam garantir o apoio.
Reflexos da reação do PDT.
Um velho e conhecido analista da política itapirense tirou algumas conclusões importantes sobre a iniciativa de Cristina Gomes em esclarecer, de uma hora para outra, de forma contundente, a vontade do partido em lançar candidatura própria, definindo o nome de Alberto Mendes, como pré-candidato.
Reflexos nº 1
Toda campanha bem sucedida é aquela que nasce do desejo do eleitorado. A tática é comum. Nomes são lançados a esmo e sente-se a reação do povo. O partido insiste que tem vários nomes e o candidato nega o quanto pode. Deixa a imprensa e o povo especular. Ao definir que Alberto Mendes é o candidato, queima-se a etapa da dúvida, importante para a construção do desejo popular.
Reflexos nº 2
Quanto mais tempo de exposição, caso a candidatura ganhe importância, mais os adversários tratarão de açoitar o prematuro com denúncias (verdadeiras ou nem tanto) para comprometer a imagem ao ponto de tirá-lo da disputa. Exemplos não faltam.
Reflexos nº 3
Sem falar que, com a definição nominal do partido, Alberto Mendes assumindo, falando e escrevendo como candidato e o jornal Tribuna de Itapira manifestando apoio declarado e veiculando notícias que beneficiam a candidatura pedetista, fatalmente, em caso de crescimento, a justiça poderá ser acionada por propaganda antecipada e por abuso do poder econômico.
Reflexos nº 4
O lançamento antecipado é um recursos usado por partidos pequenos e candidatos inexpressivos, cujo interesse é divulgar a sigla e colocar um nome para ser conhecido. Não é o caso do PDT, nem de Alberto Mendes, por isso a atitude de Cristina é no mínimo estranha. Pode estar por trás, a tentativa de minar o desejo de Alberto.
Reflexos nº 5
Para esse analista, a sagacidade de Manoel Marques poderá estar aconselhando Cristina sobre “o que fazer em caso de” para levar o PDT local até a convenção do partido. Marques imagina que Alberto não terá uma avalanche de votos, mas será suficiente para atrapalhar os seus planos.
Pesquisa aponta:
Segundo a coluna “Cenário” veiculada pelo jornal “A Cidade”, deste sábado, uma pesquisa realizada entre os eleitores itapirenses avaliou positivamente a candidatura de Alberto Mendes. Mostrou Cacá com o menor índice de rejeição e esclareceu que Manoel não é o mais rejeitado da cidade. Uma informação que bate com outra, já divulgada pelo DROPES, a de que Toninho Bellini estaria batendo nos oitenta por cento de desaprovação. A dúvida é a credibilidade desse levantamento.
Mané em São Paulo!
Foi noticiado pelo DROPES que Manoel Marques foi às pressas, na sexta-feira, dia 24 para uma reunião rápida em São Paulo. Ele disse que não era sobre política. Mas como nem tudo fica às escondidas, ele foi para uma reunião com o PMDB.
Mané no PMDB?
O PMDB de São Paulo, com a morte de Quércia, Temer na vice-presidência e o projeto de ganhar o governo do Estado em 2014, quer se fortalecer nos municípios. Quer candidatos próprios ou pelo menos figurar como vice em chapas que polarizem as eleições, com chances de vitória. O PMDB de Itapira está com o grupo de Barros Munhoz. É ou não é um bom negócio para Manoel Marques assumir o controle dele? É certo que ele não continua no PV.
Policia Federal em Itapira.
O Panorama Político do jornal Tribuna de Itapira insinuou, na edição deste domingo, que a Polícia Federal poderá dar as caras na cidade e fazer um rapa de dar dó. E esclarece: tem muita gente tremendo na base. É esperar, pra ver.
Jantar da ACEI.
Pode apostar. Será o primeiro grande evento político da temporada. Lá aportarão muitos prováveis candidatos à câmara municipal e à prefeitura. Uma vitrine e tanto. O presidente da entidade é um dos postulantes às candidaturas, mas isso não é motivo para não comparecimentos. Como se sabe, Paganini, além da cordialidade que lhe é peculiar, é perfeito como anfitrião.
Zona Azul. Agora parece que vai.
Está marcado para amanhã a entrega dos envelopes interessados na exploração do estacionamento rotativo na área central da cidade. Seis empresas estão interessadas. Não se sabe quantas deverão comparecer. Mas espera-se que o problema tenha um final feliz. Aliás, dando tudo certo, Paganini sairá bem na história. Poderá até pensar em ser candidato a prefeito.
Prezado internauta:
Os informantes desta coluna integram todos as matizes políticos da cidade.
As opiniões aqui publicadas não refletem, necessariamente, o pensamento da redação do Portal Cidade de Itapira.
O PCI garante às pessoas citadas o direito de resposta. Para isso, basta enviar email com a manifestação desejada para: [email protected].
A coluna não é porta-voz da verdade absoluta. Tem a intenção de democratizar a informação política que corre pela cidade. Usa o bom-humor como recurso redacional, sem apelar para as agressões gratuitas ou preconceituosas ou tendenciosas.
PCI
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.