Com foco na discussão e análise das ações fundamentais para subsidiar políticas públicas que assegurem os direitos das pessoas com deficiência, no acesso pleno ao turismo, além de disseminar a prática do turismo acessível, acontece o Congresso Brasileiro de Turismo Acessível, no período de 28 a 30 de setembro no município paulista de Socorro. A iniciativa é da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência em parceria com a Prefeitura Municipal da Estância Turística de Socorro e com o apoio do Ministério do Turismo e da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo.
O evento tem como público alvo os órgãos públicos, empresas do setor hoteleiro, aéreo, rodoviário, ferroviário, guias de turismo, agentes de viagens, associações e entidades do setor de turismo. E tudo será realizado no Centro de Eventos “João Orlandi Pagliusi”, da Prefeitura do município de Socorro. Vale ressaltar que, sendo uma das campeãs da edição 2010 do Prêmio Governo do Estado de São Paulo Ações Inclusivas para as Pessoas com Deficiência, a cidade de Socorro é considerada referência em acessibilidade no Estado de São Paulo.
Na abertura, a prefeita Marisa de Souza Pinto Fontana agradeceu os ex-ministros Marta Suplicy e Luiz Barreto que estiveram em todos os momentos prestigiando a cidade de Socorro. Agradeceu também os representantes da iniciativa privada, garantindo que o poder público e a iniciativa privada caminham juntos, em especial citou José Fernandes Franco. Lembrou das entidades fortíssimas instaladas em Socorro.
“Quero dizer a todos, que nós avançamos bastante, mas temos muito a fazer, quando a deputada Celia Leão disse que temos alguns problemas, não, nós temos muitos problemas, mas o importante, é que Socorro já deu o primeiro passo e todas as obras do governo do estado estão sendo rigorosamente, respeitando, sendo adaptadas dentro das normas de segurança e das normas da legislação vigente”.
Manifestou o orgulho de Socorro receber o Governador do Estado e agradeceu o seu patrocínio desse evento através da secretaria dirigida pela Dra. Leonor e terminou: “Parabéns governador, muitíssimo obrigado”.
Na sequencia, o deputado José Antonio Barros Munhoz, presidente da ALESP, usou a palavra, após a saudação às autoridades estaduais, regionais e municipais presentes, elogiou e parabenizou Socorro como uma cidade exemplo para São Paulo e para o Brasil, e agora para o Mundo cuidando do turismo com acessibilidade.
Munhoz manifestou a satisfação em participar do time do governador Geraldo Alckmin, por ver na assembléia a ação concreta que esse governo faz: “os projetos enviados para obras, metrôs, estradas, compra de trens... tudo aquilo que é caro, é importante, que precisa ser feito para a melhoria das condições de vida do povo. Mas a gente está vendo com muita alegria, governador, os melhores projetos de reajuste, de reclassificação e de benefício para o funcionalismo público. O senhor é um governador que sabe olhar as coisas materiais, mas o senhor é um grande governador por que olha também, e principalmente, a pessoa humana.”
Enalteceu a secretária Linamara pela preocupação constante com os portadores de necessidades especiais que acabou de formar uma dupla extraordinária com o ex-prefeito Márcio, uma fábrica de idéias.
O governador Geraldo Alckmin, em nome do povo paulista, manifestou a honra de poder sediar o Congresso Brasileiro de Turismo Acessível, deu as boas vindas aos que vieram de outros estados e de outros países.
“Este é o congresso certo, no lugar certo. Congresso certo pela sua importância em termos sociais de inclusão, importância econômica pelo que representa o turismo e para a cidadania (...). Estamos no lugar certo, estamos nessa bela estância hidromineral que é Socorro, e eu poderia dizer que é a capital do turismo acessível, tais os avanços que a cidade fez para receber bem o turista, todos os turistas, dando as condições de equipamentos, acessibilidade para esse trabalho.”
O governador aproveitou a oportunidade para anunciar a criação do Centro de Tecnologia voltado à pessoa com deficiência, com investimentos de um milhão de reais.
Sobre a estrada Jaguariúna - Pedreira – Amparo, um assunto enfocado pelos jornalistas presentes, Alckmin informou que ele e o deputado e presidente da Alesp estarão, brevemente, na região para anunciar a duplicação da estrada, uma antiga reivindicação das cidades que se servem desse trecho, assim abrir um corredor para o circuito das águas paulista. Informou que o projeto executivo está pronto, em processo de licitação, onde R$ 54 milhões serão investidos inicialmente.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.