Carregando aguarde...
Itapira, 28 de Mar�o de 2024
Notícia
04/09/2015 | Escola “Wilma Toledo Barros Munhoz” comemorou 25 anos de atividades

Quem foi a Professora Wilma de Toledo Barros Munhoz

A professora Wilma de Toledo Barros Munhoz nasceu em Limeira no Estado de São Paulo em 14 de janeiro de 1911, filha do capitão Flamínio Augusto de Toledo Barros e de Cândida de Campos Barros.

Iniciou os estudos no Colégio N. Sra. Auxiliadora das Irmãs Salesianas em Araras.

Prosseguiu o curso secundário na Escola Normal São José do Colégio das Dominicanas em Limeira.

Em 1931 ingressou no Magistério como substituta efetiva nos grupos Escolares de Cordeirópolis e Limeira.

Em 1932 serviu como voluntária à Cruz Vermelha na Revolução Constitucionalista.

Em 1933 nomeada por concurso para reger a Escola Mista da fazenda Sant’Ana em Olímpia.

Comissionada no Grupo Escolar de Mirassol onde foi convidada para lecionar na escola Normal as cadeiras de Biologia, Crescimento Físico e Puericultura, de 1934 a 1936.

Em 1937 ingressou na faculdade de Filosofia Ciência e Letras da Universidade de São Paulo, colando grau em 25 de janeiro de 1940 em Ciências Naturais, quando então foi nomeada para reger a cátedra de Ciências Naturais no Ginásio do Estado de Itapira, recém criado pelo decreto estadual nº 10709 de 21 de novembro de 1939 na gestão do então Prefeito Caetano Munhoz.

Casou-se em 1942 com Caetano Munhoz advindo do enlace três filhos: José Roberto Barros Munhoz Engenheiro pela escola Politécnica da Universidade de São Paulo, José Antonio Barros Munhoz Advogado pela faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e José Augusto Barros Munhoz Professor de Educação Física pela Escola Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

De 1944 a 1946 fez o curso de Técnico de laboratório no Instituto Clemente Ferreira em São Paulo trabalhando posteriormente no Serviço da Divisão de Tuberculose na Lapa, na capital.

Em 10 de agosto de 1946, foi nomeada professora de Educação designada para ocupar a direção do Curso Primário Anexo ao Ginásio do Estado de Itapira.

Em 1948 frequentou o curso de Filosofia junto à Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Campinas.

Em 1952 foi reintegrada no cargo de Professora de Educação, Psicologia, Pedagogia e História da educação Brasileira.

Em 1972 frequentou o curso de Pedagogia da faculdade de Filosofia Ciências e Letras de São José do Rio Pardo, continuando ainda a lecionar a Cadeira de Educação no Curso Normal e também no curso de Aperfeiçoamento em Itapira.

Aposentou-se na Cadeira de Educação em 20 de abril de 1976 após uma longa e exemplar carreira no Magistério recebendo na ocasião Menção Honrosa outorgada pelo centro do Professorado Paulista pelos relevantes serviços prestados à causa da Educação em nosso Estado.

Em 30 de maio de 1980 recebeu o título de Cidadã Itapirense outorgado pela Egrégia Câmara Municipal de Itapira pelo Decreto Legislativo nº 39 de 26 de novembro de 1979.

Faleceu em Campinas em 20 de novembro de 1983 sendo sepultada em Itapira.

 

 

 Com uma festa que reuniu alunos, familiares, corpo pedagógico e autoridades locais, a Escola Municipal de Ensino Fundamental “Professora Wilma de Toledo Barros Munhoz” comemorou na segunda-feira, 31, seus 25 anos de atividades. A instituição, que hoje tem perto de 220 alunos, é uma das mais tradicionais do município, com uma ampla história de formação de itapirenses.

            Para lembrar a trajetória da escola, a Secretaria de Educação organizou um evento com professores e alunos. Durante a comemoração, a secretária municipal de Educação, Flávia Rossi, destacou a fundação da escola, ocorrida em 1990, ainda como unidade estadual de educação, na ocasião denominada como grupo escolar. A instalação da escola foi mais uma conquista, na época, do deputado estadual Barros Munhoz, que conseguiu autorização especial do governo do Estado para atender um pedido dos moradores da região. A sua construção teve apoio integral do então prefeito José Roberto Barros Munhoz, o Bebeto.

            Depois de vários anos funcionando como escola estadual, em 2003 a EMEF “Professora Wilma de Toledo Barros” passou a ser administrada pelo município, quando Barros Munhoz, então prefeito, municipalizou o ensino fundamental até a quinta série.

            Durante o evento, alunos e professores prestaram uma homenagem a Bebeto Munhoz, ao deputado Barros Munhoz e ao prefeito José Natalino Paganini. Lembrando a ação educacional de Wilma de Toledo Barros Munhoz, a professora Francisca da Penha Martins Cardoso compôs um poema, que foi declamado e em seguida entregue ao ex-prefeito Bebeto Munhoz pela aluna Luma Mariano.

            O prefeito José Natalino Paganini, ao comentar a história da escola, lembrou a importância da escola para Itapira e a dedicação de seus professores e diretores para a formação dos estudantes itapirenses. “Escolas com o corpo de profissionais que a “Wilma de Toledo Barros Munhoz” sempre teve, e com a qualificação sempre impecável que a Secretaria de Educação proporciona, têm condições de levar seus alunos a um patamar muito mais alto de preparação para a vida”, afirmou.

 

 

Passos brilhantes

Autora: Francisca da Penha Martins Cardoso

 

 

Hoje nossa escola homenageia

Com muita alegria

Esta pessoa exemplar

Que nosso respeito merece

Nossa querida patronesse

 

Dedicada e estudiosa

Foi voluntária na Revolução

Sendo profissional competente

Batalhou muito pela Educação

 

Na faculdade ingressando

Cursou Ciências Naturais

Carreira brilhante escolheu

Para alegria de seus pais

 

Casou-se então Wilma

Com nosso prefeito Caetano

Do enlace três filhos

Antonio, Roberto e Augusto

1942 foi o ano

 

Firme em sua luta diária

Em várias cidades atuou

Menção honrosa e títulos recebeu

Por todo bem que doou

 

Após árduo trabalho

E de muita coragem

Aposentou nossa querida patronesse

Com honras e títulos de cidadã itapirense

 

Mas... Como sabemos,

Aqui nada termina

Somos eternos!

Wilma também!

 

Aqui fez sua passagem

Deixando frutos do seu trabalho

E também do seu amor.

Com carinho receba nossa homenagem. 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa PMI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1313 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções