Os moradores das proximidades do bairro Penha do Rio do Peixe estão descontentes com a falta de manutenção da cascata. "Cada vez mais descuidada", dizem.
A beleza que antes chamava a atenção, ficou escondida embaixo de lixo e plantas.
A reportagem do PCI esteve lá, constatou e conversou com moradores. Um deles disse “eu já aproveitei muito esse lugar quando ele ainda era bem cuidado. Eu acho muito triste que esteja assim hoje, esquecido.”
Outro morador questionou sobre o conserto da bomba que mantinha o fluxo de água da cascata. De um dia para o outro parou de funcionar. Disse “é nosso dever cuidar de algo assim, da beleza da nossa cidade.”
Outro ponto que chama a atenção é o acúmulo de água parada no reservatório. Lá encontramos garrafas plásticas, sacos de lixo, plantas mortas... Fato que faz aumentar a preocupação com a dengue.
A época das chuvas e a falta de cuidados por parte do órgão responsável deixa o espaço feio, mas também oferece um risco aos moradores e transeuntes. Por esse motivo, procuramos o Presidente do SAAE, Dado Boretti, que nos informou que as bombas que mantinham a cascata funcionando foram prejudicadas pelo acúmulo de areia, devido as chuvas dos últimos dias. Afirmou que a situação estará resolvida o mais rápido possível.
Dado esclareceu: "com a bomba funcionando, a água passa por oxigenação e não se acumula em pontos como esses. A água, que escoa pela cascata, cai diretamente no lago, mantendo o nível. Para não haver transbordamento, desenvolvemos um sistema de desaguadouro para o riacho, com tubulações subterrâneas."
Quanto ao problema da limpeza do local, o Secretário de Serviços Públicos, Adolfo Bellini, esclareceu que a falta de lixeiras na área prejudicam a manutenção. Mas já foi apontada uma solução para o problema. Até o mês que vem, já estará disponibilizado bancos e lixeiras espalhadas em torno do lago, mudando não só o aspecto, mas o bem estar daqueles que freqüentam o local.
E mais
Foi citada também, por parte do Presidente do SAAE, Dado Boretti, que a renovação da fonte da Rua Farmacêutico Antônio Serra, no Loteamento Penha do Rio do Peixe, tera soluçao breve. Está em estudos o orçamento. Acredita-se que até o mês que vem, em janeiro, o projeto estará em desenvolvimento.
Será mais um belo ornamento para a nossa cidade.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.