Carregando aguarde...
Itapira, 28 de Mar�o de 2024
Notícia
03/06/2014 | Demandas de Itapira já chegam perto de 15% do total avaliado pela Cetesb de Mogi Guaçu

 

A inauguração da Cetesb de Mogi Guaçu contou com a presença de Bantin de Souza e do deputado estadual Barros Munhoz, entre outras autoridades
 

No momento em que as atenções de parte da sociedade se voltam para o início da Semana Mun­dial do Meio Ambiente, o jornal A Cidade foi buscar em Mogi Guaçu dados para fazer uma radiografia das demandas que sobrecar­regam a agência regional da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo).

Segundo informou o en­genheiro florestal Paulo Roberto Bantin de Souza, 52, gerente da unidade de Mogi Guaçu, atualmente tramitam na agência 436 processos. Deste total , ele estima que de Itapira sejam pelo menos 15% do total de processos em avaliação. “Temos notado um pequeno crescimento nas demandas vindas de Itapira”, comentou.

Aliás, Bantin de Souza possui grande simpatia por Itapira e confessou que até cogitou fixar re­sidência na cidade no co­meço da década passada quando prestava serviços ao Departamento Nacional de Recursos Materiais. O namoro com uma funcio­nário da Prefeitura de Mogi Guaçu que viria depois a se tornar sua esposa acabou frustrando seus planos. “Por conta do acúmulo de serviços não tenho ido a Itapira com a frequência que eu desejava. Mas sem­pre que posso ir não deixo, por exemplo, de saborear um almoço no Restaurante Nova Era, do meu amigo Ezinho”, entregou.

Apesar de ter notado crescimento dos processos relacionados à cidade den­tro do órgão que comanda, Bantin de Souza garante que a cidade é uma das que me­nos problemas ambientais apresentam, mencionando como aspecto favorável o fato da cidade tratar seu esgoto há 40 anos, o que para ele é um fato notável.

A agência de Mogi Guaçu foi criada dentro do plano de descentralização do ór­gão, já que antigamente todos os processos eram direcionados para Pirassu­nunga, cidade distante 60 quilômetros de Mogi Guaçu. Inaugurada em setembro de 2009, já trouxe no rastro 478 processos para análise, que rapidamente subiu para 532 quando Bantin assumiu a gerência. A Cetesb de Mogi Guaçu começou atendendo 10 cidades e com o fecha­mento em definitivo do escritório de Pirassununga incorporou mais quatro. Águas de Lindóia, Araras, Conchal, Engenheiro Co­elho, Estiva Gerbi, Itapira, Leme, Lindóia, Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Pirassununga, Santa Cruz da Conceição, Serra Negra e Socorro são atendidas.

Segundo o atual gerente, em média são realizadas a cada mês 130 vistorias, emitidas 220 licenças am­bientais e 50 autorizações para intervenções em Áreas de Preservação Permanente e Supressão de Vegetação, além da demanda buro­crática como expedição de cartas, ofícios e autuações – cerca de 30 são emitidas a cada mês.

Além disso , os pedidos de Licença Ambiental re­presentam grande parte da demanda. Em 2013 foram emitidas 1.085. Segundo Bantin de Souza trata-se da principal demanda dentro da agência.

Para dar conta de tan­to trabalho, a agência de Mogi Guaçu conta com três engenheiros civis, três en­genheiros agrônomos, um engenheiro ambiental, uma engenheira química, uma bióloga, um técnico civil, uma técnica quími­ca, um técnico de coleta e um estagiário da área técnica. No que tange a área administrativa são três funcionários da Cetesb, duas funcionárias cedidas pela Prefeitura de Mogi Guaçu, três estagiários e duas funcionárias tercei­rizadas.

 

Bantin acha que a agên­cia de Mogi Guaçu possui estrutura suficiente para dar agilidade às diversas demandas, mas gostaria de poder melhorá-la. “É claro que precisamos melhorar a estrutura, especialmente no que tange ao aumento do corpo técnico, porém a maior dificuldade está re­lacionada ao atendimento de reclamações pontuais, pois a distância de alguns municípios, acima de 60 qui­lômetros, e da diferença de horário do acontecimento e da comunicação, muitas vezes impede a constata­ção da causa da reclamação, principalmente naquelas que envolve reclamações de ruído, odor e mortandade de peixes em córregos e rios, que são ecossistemas dinâmicos”, finalizou.

 

 

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1563 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções