Carregando aguarde...
Itapira, 27 de Abril de 2024
Notícia
03/06/2014 | Madeixas da solidariedade: cabeleireiras se reúnem para promover boa ação

Uma cabeleireira itapi­rense decidiu encabeçar uma ação ousada para aju­dar os pacientes que fazem tratamento contra o câncer. Há pouco mais de um mês, Beatriz Cristina Saldanha de Lima, proprietária do Salão da Bia, que fica à Rua Embai­xador Pedro de Toledo, 24, na região central da cidade, passou a realizar corte e cole­ta de cabelo para a fabricação de perucas. Através do envio para a AVCC (Associação Voluntária de Combate ao Câncer), as madeixas serão tratadas e transformadas em cabeleira artificial para, pos­teriormente, serem doadas aos pacientes em tratamento no Hospital do Câncer de Barretos.

A cabeleireira conta que teve a ideia de promover a ação na cidade depois de notar que a prática havia se popularizado em outras cidades do Brasil e do mundo. “No começo me chamaram de louca por assumir esse compromisso, mas achei importante fazer a divulga­ção desse tipo de trabalho aqui em Itapira. Para quem doa, pode parecer um ato simples, mas ajuda muito quem recebe. Sabemos que tanto o câncer quanto o tra­tamento são devastadores, por isso penso que a ajuda deve sempre ser maior que o problema. E é comprovado que pacientes que estão com a auto-estima em alta respondem melhor ao tra­tamento”, explica Bia.

Em seu salão, ela começou com a empreitada no dia 26 de abril. A cada corte volun­tário – que ela não cobra – as mechas são retiradas cuidadosamente, embaladas e etiquetadas para depois serem encaminhadas à AVCC. Desde a primeira doação, a cabeleireira posta as fotos das doadoras na rede social Facebook e isso contribuiu para que a ideia se dissemi­nasse e gerasse o interesse de outros profissionais da área. “Algumas profissionais amigas se interessaram pelo ato e decidiram abrir seus salões para me auxiliar nessa empreitada e atingir a meta de 500 mechas de cabelos doados”, explicou Beatriz.

Com os parceiros au­mentando, a proprietária do salão achou por bem iniciar divulgações junto a locais públicos como escolas, órgãos públicos municipais e demais estabelecimentos para que todos possam ver que o trabalho é sério. “Acho isso importante, pois sempre podem surgir oportunistas. Já surgiram comentários que o cabelo doado tem que ser virgem, mas isso é mentira. Qualquer cabelo – enrola­do, liso, loiro, tingido, com mechas – é aceito. A única exigência é que o tamanho mínimo da doação seja de dez centímetros. Já vieram me perguntar também se era eu que estava promovendo a campanha para um hospital da região e friso que o meu trabalho é em prol do Hospi­tal de Barretos”, esclareceu. Ela também informou que existe mais de uma forma de corte, sem necessariamente tirar apenas do comprimento, podendo optar por corte em camadas, em bico, nas laterais e na nuca.

Até essa última semana, os sete salões parceiros con­seguiram arrecadar 44 me­chas, inclusive de clientes de fora da cidade. Como a meta é atingir 500 doações, não há prazo para que a campanha termine e as profissionais envolvidas almejam fazer um evento grande para que a divulgação seja ampliada. “Estamos checando junto aos setores da Prefeitura para que possamos entrar nas escolas, setores públicos e participar de grandes even­tos para atingir ainda mais pessoas”, adiantou Beatriz.

Para garantir a entrega em mãos junto à associação de Barretos, a idealizadora do projeto avalia possibi­lidades de transporte ou envio via Correios, tudo para garantir que as doações cheguem ao destino com segurança. “Fui informa­da que eles mandam uma carta de agradecimento a cada doador. Por isso iden­tificamos cada pacote com nome e endereço, para que cada mulher tenha certeza que sua doação chegou ao destino. Para garantir que ninguém possa ser engana­do, pedimos que os doadores procurem apenas os salões vinculados em nosso car­tas e, em qualquer dúvida, entre em contato conosco. Estamos também abertos para novos parceiros que gostem da ideia e queiram abraçar a causa”, finalizou a cabeleireira.

 

 

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1030 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções