03/08/2012 | Fatec cria alimento à base de leite para crianças desnutridasProfessores e alunos do curso de Tecnologia em Alimentos da Faculdade de Tecnologia (Fatec) de Marília desenvolveram uma bebida láctea fermentada distribuída a crianças menores de um ano e com diagnóstico de desnutrição. Com lactobacilos que contribuem para o equilíbrio da flora intestinal, a bebida foi criada para aproveitar amostras reprovadas de leite materno doado ao Banco de Leite Humano do município.
O projeto será apresentado no 21º Congresso Italo-Latinoamericano de Etnomedicina, em setembro, na Itália. Os estudos surgiram a partir de uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde para controlar a qualidade da produção do Banco de Leite de Marília. Para evitar desperdício, a Fatec Marília passou a aproveitar as amostras descartadas na produção da bebida láctea fermentada.
Há cinco anos professores e alunos realizam a análise físico-química do leite doado, verificando acidez, aspectos nutricionais e microbiológicos, e emitem os laudos de aprovação e/ou reprovação.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.
13/12/2021 - SMCC ensina prevenir o câncer de pele neste Dezembro Laranja
10/12/2021 - SP bate recorde de aplicação de doses adicionais com 1,1 milhão de vacinas contra Covid-19
10/12/2021 - Grupo oferece apoio a pessoas que estão passando pelo luto causado por um suicídio
05/11/2013 - Médico é preso após registrar o ponto e sair do Posto de Saúde