Carregando aguarde...
Itapira, 10 de Agosto de 2022
Notícia
25/09/2014 | III Mostra Tropé reúne artistas do Brasil e do exterior

  

 

A terceira edição da Mos­tra Tropé de Circo, Bonecos e Teatro de Rua – organizado pela Cia. Talagadá – Teatro de Formas Animadas – co­meçou nesta quarta-feira, 23, e prossegue até o domingo, 28, com atrações gratuitas na Praça Bernardino de Campos e no anfiteatro do ESO (Escola Estadual Elvira Santos de Oliveira). Ao todo, serão 13 apresen­tações de grupos nacionais de São Paulo e do Ceará e internacionais, da Itália, México e Argentina.

Conforme explicou um dos integrantes do Talagadá, Danilo Lopes, o evento re­torna depois de um intervalo de dois anos e com total reformulação. “Nos dois anos (2009 e 2010) conta­mos com a participação de dois críticos da Unesp e um dos apontamentos que eles fizeram era que se quisés­semos uma transformação e formação de público, terí­amos que mudar os moldes do projeto”, disse. Nesses dois anos, quando surgiu o Talagadá e as experiên­cias com a participação em festivais começou a apare­cer, a ideia foi retomada, inclusive com a conquista da verba de R$90 mil do ProAc (Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo).

A abertura do evento ocorre na quarta-feira a par­tir das 19h00 na Praça Ber­nardino de Campos com a apresentação das peças das quatro escolas participantes da 1ª Mostra Estudantil Tropé, cujo trabalho vem sendo desenvolvido desde fevereiro deste ano por duas oficineiras formadas em Artes Cênicas de Lorena e São José dos Campos e também recebe patrocínio do ProAc. O trabalho vem sendo desenvolvido nas escolas Cândido de Moura, Elvira Santos de Oliveira, Benedito Flores de Aze­vedo e Ativa, e conta com a participação de alunos e da comunidade local.

Na quinta-feira, 24, às 19h00, no Anfiteatro do ESO, haverá o lançamen­to do livro ‘No Limiar do Desconhecido – Reflexões acerca do objeto no tea­tro de Tadeuz Kantor’, do professor Wagner Cintra, itapirense bacharel em Di­reção Teatral, mestrado e doutorado em Artes Cênicas pela ECA-USP (Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Pau­lo) e professor da Unesp (Universidade Estadual de São Paulo). Em seguida, a prata da casa Talagadá apresenta o espetáculo Cabeça Oca.

Na sexta-feira, 25, as apresentações começam às 17h00 na Praça Bernardino de Campos com o show cir­cense Quem Não Tem Lona Pede Carona, da Cia. dos Tortos de São Paulo. Em se­guida, às 19h00, e também na praça central, a Cia. de Dentro de Casa de Lins-SP apresenta o teatro de rua Terra Seca, Causo e Poesia. Encerrando a programação do dia, o grupo Caravan Maschera, formado por membros de Atibaia-SP e da Itália apresentam o teatro de bonecos O Mamulengo dos Três Vinténs, às 21h00, no Anfiteatro do ESO. Nes­te dia, e também durante todo o fim de semana, o Núcleo Gastronômico de Itapira estará participando do evento com tendas de comercialização de alimen­tos e bebidas.

No próximo sábado, 27, a agenda começa às 10h00 com o cortejo pela Rua José Bonifácio com a presença de todos os artistas par­ticipantes da mostra e da bateria da Escola de Samba Império do Samba, com um samba enredo exclusivo da Mostra. Logo após, às 11h00, o grupo Pequena Trupe de Circo, de São Bernardo do Campo-SP, apresenta O Pequeno Espetáculo, na praça central. Mais tar­de, às 15h00, o anfiteatro do ESO recebe o teatro de bonecos Criaturas de Pa­pel, do Grupo Bricoleiros de Fortaleza, Ceará. Já às 18h00, a movimentação volta para a Praça Bernardi­no de Campos com o teatro de bonecos La Carpa de Los Colores, do grupo Los Gui­noleros U.A.S., do México. Encerrando a noite, o grupo Dona Zefinha, de Fortaleza­-CE, apresenta o espetáculo circense Charfudo.

O domingo, último dia da III Mostra Tropé, começa às 11h00 no anfiteatro do ESO com o teatro de bonecos Circo dos Objetos, da Cia. Mariza Basso Formas Anima­das, de Bauru-SP. No período da tarde, às 15h00, a Praça Bernardino de Campos vira palco para o teatro de rua O Concerto da Lona Preta, de São Paulo. Em seguida, às 17h00, e também na praça, o grupo Caravan Maschera, Atibaia-SP e Itália, apresenta o teatro de rua O Cordel Clownesco do Romeu e da Julieta. Já o encerramento está pre­visto para as 20h00 com as apresentações da Catira e da Congada Itapirense, seguidas do show Tomate, Puro Tomate, estrelado pelo Palhaço Tomate, da Argentina. “Quisemos não apenas trazer atrações de fora, mas também mostrar um pouco da nossa cultura aos artistas que vieram para cá e aos próprios ita­pirenses”, destacou Danilo Lopes.

Ainda de acordo com o organizador, para auxiliar na formação de público para espetáculos culturais, o crítico teatral Antônio do Vale, tido como um dos prin­cipais nomes do ramo no Brasil, irá realizar bate-papo e debates logo após cada apresentação. “Acreditamos que é aí que está a forma­ção de público, não apenas apresentar uma peça, mas promover discussões jun­to aos espectadores para saber o que foi entendido, o que mais eles gostaram, explicar conceitos”.

Além da programação oficial, uma parceria com a Cia. Caravan Maschera, de Atibaia e Itália, possibilitou que a peça Tiriguito, Luiza e a Morte – diferente da apresentada na Mostra – seja levada à Escola Estadual Elvira Santos de Oliveira e à Escola Fenízio Marchini, em Barão Ataliba Nogueira, na segunda e na terça-feira, respectivamente.

 

As expectativas para a III Mostra Tropé são boas, assim como destaca o in­tegrante da Cia Talagadá. “A ideia é que essa não seja só a terceira edição, mas que seja um evento anual que contribua para a formação de público e até mesmo de artistas. Depois que acabar o Tropé queremos também dar continuidade no trabalho com as escolas e apresentar esses espetá­culos em outras unidades estudantis e comunidades. A formação de público não está apenas em um festival, mas em tantas outras ma­nifestações culturais que ocorrem na cidade. Por isso, precisamos preparar esse público”, concluiu Lopes.

 

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

789 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2022 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções