A estação mais fria do ano começou de forma oficial desde às duas horas da manhã de ontem. Segundo a meteorologista Helena Turon Balbino, que atende o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a expectativa é de um período sem grandes oscilações climáticas. Ela explica que com a ausência de fenômenos como o El Niño (aquecimento das águas do Oceano Pacífico ) e o La Niña (o resfriamento das águas) a tendência é que o inverno apresente médias históricas, “sem veranicos”.
Segundo ela, já a partir deste final de semana deve haver queda de temperaturas em todo o Estado de São Paulo e a possibilidade da formação de chuvas nestes primeiros dias da nova estação. Avaliou que o outono teve um comportamento “absolutamente normal para um período de transição”. O regime de chuvas, segundo ela, foi um pouco acima da média em alguns municípios do Estado de São Paulo ( como foi o caso de Itapira) mas que em outros a chuva foi menos intensa do que o esperado.
A tendência daqui para frente, conforme descreveu, é por um período sem chuvas com a presença de massa de ar frio, o que deve derrubar a umidade relativa do ar para níveis insatisfatórios. “É aquele período que causa muito incômodo, sobretudo devido à ausência de ventos, o que dificulta a dispersão de poluentes”, avisa