O educador José Renato Pereira do Prado, 25, atual chefe dos programas sociais da Secretaria Municipal de Promoção Social, ingressou na semana passada num seleto grupo de brasileiros que estão aptos a capacitar pessoas para o desempenho da função de entrevistador do Cadastro Único, instrumento pelo qual, o governo federal baliza os seus principais programas sociais, entre eles o Bolsa Família e os programas habitacionais.
Ele participou de 10 a 14 de junho em Brasília de um treinamento ministrado pelo Ministério da Defesa Social que reuniu servidores de municípios de vários Estados brasileiros. Segundo informou, do Estado de São Paulo participaram sete servidores. Todas estas pessoas, a exemplo dele próprio estão aptos a capacitar entrevistadores. “ A função do entrevistador é primordial porquê toda as políticas sociais do governo federal e até dos governos estaduais e municipais, dependem da precisão das informações do Cadastro único na formulação de diversas políticas de atendimento ao público interessado”, comentou.
Prado estima que em Itapira existam 4 mil famílias cadastradas. Entrevistadores são 6, todos vinculados ao Centro de Referência em Assistência Social (CRAS). Indagado se vai capacitar os colegas de Secretaria, Prado informou que não funciona desta forma o processo de capacitação e que é necessário uma convocação oficial neste sentido. “ É preciso que o governo Estadual convoque um programa de treinamento. Somente se requisitado de forma oficial posso realizar o treinamento”, revelou. Sobre sua participação em Brasília, disse que além de adquirir novos conhecimentos, valorizou muito o intercâmbio com colegas de todo o país. “ O contato com a diversidade de problemas relatados durante o encontro é de valor inestimável. A gente aprende muito”, concluiu.
José Renato Prado ainda espera oportunidade para capacitar os próprios colegas