A Rede Social Itapira promoveu ontem, dia 30, na sede da Guarda Mirim de Itapira, mais uma etapa da Primeira Mostra Municipal de Pesquisa Histórica Jácomo Mandato sob a coordenação de Heloisa Bueno de Moraes (Helô) em busca do resgate histórico dos bairros de Itapira. A pesquisa envolverou alunos do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental (antiga 5ª a 8ª séries) da rede pública e privada e o Ensino Médio para a produção documental.
Os alunos tIveram a oportunidade de investigar a origem do local onde moram ou em outras regiões da cidade. Puderam ilustrar com fotos, filmes antigos e atuais, desde que autorizadas pelos proprietários ou fotógrafos ou cinegrafistas.
Uma comissão julgadora selecionou os trabalhos apresentados, considerando o conteúdo, organização, valor histórico das fotos, coerência e a coesão textual.
Cada Escola recebeu uma máquina fotográfica como prêmio, pela participação.
Os alunos participantes, cujos trabalhos foram selecionados, serão contemplados com um Workshop de Registro Documental. "Nosso intuito é fazer com que se interessem por tudo o que acontece na Escola e no Bairro", completa Helô.
Os trabalhos foram expostos na data de ontem no saguão de entrada do auditório da Guarda Mirim.
O projeto estará concluido com a produção de um livro e um DVD da história de Itapira.
A escola sorteada para sediar a Sessão de Cinema, quando o vídeo documentário estiver pronto, será a do Barão (Fenízio Marchini). Os professores orientadores André Avancini, do ensino fundamental e Felipe prudêncio do Nascimento, do ensino médio ganharam os prêmios.
O workshop para os alunos participantes acontecerá no próximo sábado, dia 08/10, nas dependências do Senac, sendo das 8h às 12h para os alunos do ensino fundamental e das 13h às 17h para os do ensino médio. Os alunos deverão confirmar participação até terça-feira, 4, com o professor orientador.
A Mostra Jácomo Mandato é apoiada pelo Ministério da Cultura e do Laboratório Cristália. Os recursos foram obtidos através da Lei de Incentivo à Cultura (Lei /Rouanet).
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.