Carregando aguarde...
Itapira, 29 de Mar�o de 2024
Notícia
17/05/2015 | Multidão de fiéis presta homenagens a São Benedito

 

A procissão em louvor a São Benedito realizada na tarde da última quarta-feira reuniu milhares de fiéis que caminharam junto ao andor e às congadas pelas ruas do município. No dia do encerramento da 127ª edição da festa do padroeiro dos escravos e cozinheiros, a programação começou às 5h00, com alvorada festiva de sinos e fogos. Meia hora depois, as congadas receberam bênção especial na igreja e participaram do tradicional Café de São Benedito oferecido por voluntários.
 
Um pouco mais tarde a Procissão da Corte saiu de frente ao Hotel São Paulo com destino à Matriz de São Benedito e foi acompanhada pela Banda Lira Itapirense. Lá, a Congada Mineira de Itapira, junto com os grupos de Atibaia-SP, Mogi Guaçu-SP, Ouro Fino-MG e Rio Claro-SP, recebeEU as bênçãos dO padre Ademir Bernardelli e do bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipolini, que celebrou a missa solene da festa para aproximadamente 700 pessoas.
 
Também estiveram presentes os padres Erique Fernando Bordini, pároco da Matriz São Judas Tadeu; padre Bruno Pereira Gandolphi, administrador da paróquia Santa Rita de Cássia; padre Ildefonso Ribeiro Luz, da paróquia Nossa Senhora Aparecida dos Prados; padre João Gonçalves da Silva, pároco da Matriz Nossa Senhora da Penha; padre Carlos Roberto Panassolo, coordenador Diocesano de Pastoral, e padre Leandro Lucena Torres, assessor eclesiástico da Pastoral do Dízimo.
 
Às 11h00 ocorreu o encerramento da programação cultural com a tradicional homenagem ao Busto da Mãe Preta, na Vila Boa Esperança, com nova participação das congadas. O encerramento da festa, que somou treze dias de atividades religiosas diárias, ocorreu no fim da tarde com a procissão. De acordo com estimativa do padre Ademir Bernardelli, de quatro a cinco mil pessoas participaram da caminhada que saiu da Matriz de São Benedito, seguiu pela Avenida Rio Branco, subiu a Rua Rui Barbosa, seguiu pela XV de Novembro e desceu a Rua Comendador João Cintra, voltando ao ponto de origem.
 
Logo à frente estavam os congadeiros, seguidos pelos festeiros, trio elétrico e, finalmente, pelo andor do santo padroeiro. Além do padre Bernardelli, os padres Tarlei Navarro, da paróquia Santo Antônio, e Erique Fernando Bordini, participaram do evento.
 
Na chegada junto ao largo, a multidão de fiéis ocupou toda a frente da igreja e do palco e ouviu a mensagem final do pároco. Após a bênção final, a queima de fogos marcou o fim da tradicional festa cultural itapirense. “Tivemos uma ótima participação dos fiéis, que mais uma vez atenderam ao chamado da fé. A festa mais uma vez superou nossas expectativas, em especial o dia do encerramento que mesmo caindo em um dia de semana atraiu milhares de pessoas da cidade e da região. Esse é o quarto ano que estamos a frente da festa e recebemos elogios do bispo em relação a toda a estrutura. Esse sucesso nos ajuda a caminhar na fé e seguir em frente com os outros projetos”, concluiu padre Ademir Bernardelli.
 
Comércio
 

 

O funcionamento das barracas de gênero alimentício e comércio em geral prolongou-se até a noite de quinta-feira. No início da manhã de ontem, as últimas barracas estavam sendo desmontadas e o trânsito local também foi liberado após a limpeza geral das ruas.
 
 
No príodo da manhã , Procissão da corte atraiu atenções
 
 
 
 
 
 
Encerramento da festa ocorreu com procissão solene.
 
 
Bispos e padres comandaram missa solene da festa.
 
 
Na chegada da procissão , largo abrigou multidões de fiéis.
Fotos: Renato Coraça Silva
Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

746 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções