09/02/2015 | Munhoz faz aula inaugural de novo curso da FATEC
O deputado estadual José Antonio Barros Munhoz (PSDB) teve o privilégio de falar na noite da última quinta-feira, a um grupo de 40 estudantes que passaram pelos exames vestibulares da unidade local da Faculdade de Tecnologia, a FATEC Ogari de Castro Pacheco, e integram a primeira turma do curso de Gestão da Produção Industrial. O atual líder do governador Geraldo Alckmin (PSDB) na Assembleia Legislativa foi protagonista, na verdade, da aula inaugural destes estudantes.
Munhoz foi recebido pela direção e professores da escola. Chegou acompanhado do prefeito José Natalino Paganini (PSDB); do secretário de Planejamento da Prefeitura e presidente do SAAE (Serviço Autônomo de Água e Esgotos), José Armando Mantuan, e da secretária de Educação do Município, Flávia Rossi. Na plateia destaque ainda para o diretor-executivo de Cristália Produtos Químicos e Farmacêuticos, Francisco Eduardo Job. Sua apresentação começou quando foi formalmente apresentado pelo diretor da Fatec, professor André Luiz Ferrari de Moura Giraldi. Antes, porém, o prefeito José Natalino Paganini fez uma saudação pessoal a todos estudantes, professores, direção da FATEC e demais pessoas presentes, falando de seu orgulho que fazer parte daquela cerimônia.
.jpg)
Munhoz optou por fazer um apanhado de toda sua trajetória como homem público, rememorando seus tempos de infância e descreveu detalhes da atuação de seu pai, o ex-prefeito Caetano Munhoz, à frente da Prefeitura, destacando a criação do Ginásio do Estado como marco de sua época, fazendo analogia desta conquista com a chegada da própria FATEC e de como desde cedo respirou o clima da rivalidade da política local. Falou de sua participação na criação de uma entidade de estudantes secundaristas, de sua ida para a Faculdade de Direito do Largo São Francisco (USP), onde segundo ele, respirava-se política. Abordou ainda o clima social e político do período.
Falou também de sua primeira experiência profissional junto a empresa Bombril, sediada no bairro Santo Amaro, em São Paulo, e fez questão de mencionar que teve em seu fundador, o saudoso empresário Roberto Sampaio Ferreira, uma espécie de espelho. Depois de trabalhar na empresa, aceitando sugestão do ex-patrão, montou um escritório de advocacia onde passou a atuar preferencialmente na área trabalhista.Depois passou a falar a respeito de como acabou sendo estimulado por amigos da cidade para participar da vida política local, a partir de meados da década de 70. “Cheguei a um momento onde ou assumia minha participação ou deixava de criticar. Resolvi assumir”. A partir daí discorreu brevemente sobre todos os postos que galgou, até o momento atual, sempre destacando o sacrifício pessoal que o sacerdócio da atividade política lhe impõe, sem deixar de destacar que apesar disso, é um intransigente defensor da moralidade nos meios políticos e que a política é a arte de servir. Falou ainda sobre o momento atual do país, das dificuldades econômicas e do grande desafio de colocar o país novamente na seara do desenvolvimento. Não deixou de mencionar aos estudantes as dificuldades para conseguir trazer para Itapira a FATEC, fato este que listou como a conquista mais importante que conseguiu para a cidade.
.jpg)
Ao encerrar sua fala cerca de 40 minutos depois, Munhoz ainda respondeu a perguntas formuladas pelos estudantes, a grande maioria constituída pelo público masculino. Após o encerramento, Munhoz comentou que já atendeu inúmeros convites para fazer aula inaugural, mas que esta participação de quinta-feira foi algo muito especial.

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.
09/11/2025 - Festival do Café Especial do Circuito das Águes de 2025 terá seu encerramento em Serra Negra/SP
18/01/2022 - Fatecs divulgam lista de classificação geral do Vestibular
14/01/2022 - As inscrições para o cursinho pré-vestibular gratuito foram PRORROGADAS até o dia 28 de janeiro!
20/12/2021 - Docente do Senac Itapira dá dicas para conquistar o primeiro emprego em 2022