Carregando aguarde...
Itapira, 15 de Maio de 2024
Notícia
04/08/2014 | Paulinho Teté deixa aposentadoria de lado para focar projeto olímpico

O professor-doutor em Educação Física e especialista em treinamento desportivo, Paulo Roberto de Oliveira, o Paulinho Teté, anuncia seu engajamento num ambicioso projeto que tem como pano de fundo a disputa dos Jogos Olímpicos em 2016 na cidade do Rio de Janeiro. A partir de segunda-feira, 04, ele segue para São Paulo, onde será responsável pela preparação do decatleta Carlos Eduardo Bezerra Chinin, de 29 anos, atual detentor dos recordes sul-americano e brasileiro no decatlo, prova olímpica que consiste na disputa de , conforme diz o nome, dez provas em dois dias de disputa: corridas dos 100 e 400 metros rasos, 110 metros com barreira e 1.500 metros; saltos em distância e em altura e arremesso do dardo, disco e peso. Chinin disputou há cerca de um ano o campeonato mundial em Moscou, na Rússia, e regressou com os dois recordes e um sexto lugar.

Paulinho Teté revela que está há cerca de 30 dias debruçado nos números obtidos pelo novo pupilo, fazendo análises metodológicas de toda sua performance como forma de mapear seus pontos fracos e suas maiores habilidades e com base neste estudo traçar a linha mestra do treinamento que começa a ser praticado na manhã desta segunda-feira no Clube Pinheiros, ao qual o atleta é vinculado. Ele admite balançou ao receber o convite da CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo) via seu ex-aluno e particular amigo Antonio Carlos Gomes, com o qual conviveu durante o tempo em que residiu em Londrina-PR e que se tornou também doutor na área desportiva. Gomes é hoje um dos principais formuladores de uma política para a área desportiva em termos nacionais.

Ciente que vai deixar para trás uma rotina de tranquilidade que vem desfrutando desde que se aposentou da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), em 2009, Paulinho garante que foi a proposta salarial irrecusável que o levou a aceitar o desafio. Numa análise mais detalhada, Paulinho disse que pesou também em sua decisão o fato de acreditar que o atleta reúne potencial para tentar beliscar pelo menos uma medalha de bronze na prova do decatlo. “Ele tem mesclado performance bastante razoável em algumas provas e necessita fortalecer outras habilidades. Será o conjunto de sua performance que vai determinar o resultado de sua participação. Vou colocar à disposição dele as técnicas mais modernas de treinamento. Se não acreditasse que ele pode ir mais longe, não teria aceitado o convite”, expôs.
 
Rotina de treinos e viagens ao exterior passam a balizar a agenda de Paulinho. Até a disputa dos Jogos em 2016 já existe todo um planejamento para que o atleta possa ir melhorando suas marcas e se aproximar daquele que é considerado o principal competidor da modalidade em todo mundo, o americano Ashton Eaton. De forma genérica, Paulinho diz que o americano tem pontuado na faixa dos nove mil pontos numa escala que chega a dez mil e que a melhor média de seu pupilo chega a 8.400. “Com certeza vamos melhorar este desempenho”, aposta.
 
Paulinho garante que Chinin recebeu sua contratação com grande satisfação. Acrescentou que o atleta terá por parte da CBAt tratamento vip e que caberá a ele dar a resposta que todos esperam. “Serei mais um dentro deste processo”, concluiu.

 

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1916 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções