A fumaça escura emitida pelo escapamento dos veículos a diesel é sinal de problemas na regulagem. Quanto mais escura for a cor da fumaça, maior será o consumo do veículo, e como conseqüência , a quantidade de particulado emitida pelos equipamentos na atmosfera. A cor da fumaça preta indica que o diesel não está sendo totalmente queimado e poderá causar danos ao motor e seus componentes (bombas, bicos injetores, turbinas,etc).
Regidos pela Lei Municipal nº 4.519/09 que dispõe sobre as atividades pertinentes ao controle da poluição atmosférica, técnicos da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente realizaram o monitoramento de toda a frota municipal movidos a diesel e de terceiros que prestam serviço para a prefeitura com o objetivo de verificar os veículos que por problemas mecânicos estão liberando fumaça com tonalidade escura.
Para essa medição foi utilizado um instrumento autorizado pelo órgão estadual Cetesb denominado de Escala de Ringelmann. Trata-se de um cartão com orifício vazado com as tonalidades de cores diferentes. Com a aceleração constante é possível comparar a tonalidade da fumaça expelida para o meio ambiente com as cores desta escala. Veículos com tonalidades acima do permitido, foram encaminhados para regulagem dos bicos injetores e motores. Segundo José Alair de Oliveira responsável pela SAMA, essa ação além de fazer cumprir nossa legislação sobre a poluição do ar, é um requisito do Projeto Município Verde Azul, o qual nosso município esta inserido.
Além disso, o excesso de material particulado (fumaça preta) e de gases estufa emitido resulta no aumento da poluição do ar assim como dos casos de doenças respiratórias, principalmente nas crianças e idosos, sendo intensificado no período seco de inverno retrata Anderson Martelli, biólogo da SAMA.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.