Carregando aguarde...
Itapira, 01 de Julho de 2022
Notícia
20/02/2012 | Segurança alimentar e sustentabilidade dominam G20 no México

 Renata Giraldi*

Repórter da Agência Brasil

Brasília – Representantes dos ministérios das Relações Exteriores do G20 (grupo dos países mais ricos do mundo) se reuniram ontem (19) em Los Cabos, na fronteira do México com os Estados Unidos. A  reunião "informal" foi convocada para discutir as alterações climáticas, a segurança alimentar e o desenvolvimento sustentável. A conferência Rio+20 também é um dos temas dos debates. A China e a Rússia, no entanto, não enviaram representantes.

"Há muitos problemas que tocam a vida de milhões de pessoas no mundo e sobre os quais a comunidade internacional não tem conseguido fazer progressos visíveis", disse a ministra dos Negócios Estrangeiros do México, Patricia Espinosa. O México está no comando do G20.

A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, destacou a preocupação dos Estados Unidos em estabelecer uma nova ordem na economia mundial. “Um sistema baseado nas políticas para uma concorrência "livre, transparente e equitativa", disse.

Nos debates, representantes da União Europeia defenderam a ideia de uma organização mundial do ambiente. O representante do Brasil nas discussões é o embaixador Luiz Alberto Figueiredo Machado, subsecretário-geral de Energia e Alta Tecnologia do Ministério das Relações Exteriores, que está na organização da Rio+20, marcada para junho, no Rio de Janeiro.

As discussões contaram também com a participação de representantes de dez países não membros. São eles a Argélia, o Azerbaijão, Chile, a Colômbia, Espanha, os Emirados Árabes Unidos, a Noruega, Singapura, assim como o Camboja - presidente em exercício da Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean) - e o Benin para a União Africana (UA).

No próximo fim de semana, os ministros da Fazenda e os presidentes dos bancos centrais do G20 se reúnem no México em busca de um acordo sobre o reajuste dos recursos do Fundo Monetário Internacional (FMI).

Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa

Fonte: Agência Brasil

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1090 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2022 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções