Evento lotou plenário da Câmara
A Câmara Municipal de Itapira realizou na noite de quinta-feira, 08, a sessão solene para entrega do título de Cidadania Itapirense à vereadora Sônia de Fátima Calidone dos Santos e ao pacifista e presidente internacional da Organização Soka Gakkai, Daisaku Ikeda. O evento novamente foi abrigado no plenário da Casa, transmitido ao vivo pelo site do legislativo.
Segundo a secretaria da Câmara aproximadamente 100 pessoas, entre amigos e familiares dos homenageados, estiveram presentes para prestigiar a solenidade. Os dois homenageados foram exaltados pelos destaques em suas áreas de atuação. No caso da vereadora pelo seu trabalho realizado em Itapira, se dedicando ainda como uma representante da sociedade itapirense.
Ikeda recebeu o título pela sua atuação em prol a paz mundial tendo ramificações da Soka Gakkai em vários países, sendo a mesma atuante no Brasil e Itapira. Ele mora no Japão e foi representado no ato solene pelo vice-presidente da entidade no país, Sr. Wagner Issami.
Para que os homenageados recebessem as honrarias os vereadores aprovaram por aclamação os projetos de decreto que concederam os títulos. As proposituras são de diferentes autores. A que concede a honraria à Dra. Sônia é de autoria de Luis Hermínio Nicolai (PT), a de Ikeda do vereador Carlos Alberto Sartori (PSDB).
Os trabalhos da noite foram conduzidos pelo Presidente Manoel Marques (PV). A mesa principal contou com a presença dos homenageados, vereadores autores dos projetos de decreto, além do vice-prefeito Antônio Carlos Martins (PT).
Em seu discurso o presidente pontuou o quanto os trabalhos dos homenageados renderam frutos positivos para Itapira, assim como enfatizou o que representa o Título de Cidadania. “Esta honraria demonstra a gratidão de uma população para com pessoas, que mesmo não nascidas em Itapira acabam, por meio seus atos, serviços, trabalho, ou qualquer atividade que seja, beneficiando o povo itapirense”, destacou.
AGRADECIMENTO
Os dois homenageados fizeram uso da palavra após receber as placas que lhes denominam cidadão itapirense. Os discursos foram principalmente ligados ao agradecimento pela oportunidade de serem reconhecidos oficialmente como cidadãos de Itapira. Issami solicitou que um vídeo fosse apresentado contando um pouco da história da Soka Gakkai e de Ikeda.
Também fizeram uso da palavra os vereadores autores das proposituras. Eles enfatizaram o merecimento dos homenageados em receberem o título, além de lembrarem o currículo dos novos cidadãos itapirenses. Além deles do advogado e ex-vereador Ariovaldo Rizzola, e a filha da vereadora, Anariá Calidone Recchia discursaram em sua homenagem.
Informações sobre os homenageados
Daisaku Ikeda
Nascido em Tóquio – Japão em 2 de janeiro de 1928
Profissão: Humanista, filósofo, pacifista, presidente da Soka Gakkai Internacional.
Daisaku Ikeda, presidente da Soka Gakkai Internacional — SGI, é filósofo, humanista e poeta laureado de renome, cujas obras como escritor, educador e fotógrafo têm merecido aclamação mundial. Nasceu em 2 de janeiro de 1928 em Tóquio, filho de beneficiadores de algas marinhas. Suas batalhas contra uma saúde precária na infância e juventude ajudaram-no a desenvolver uma consciência aguda dos desafios dolorosos que o ser humano enfrenta na vida. É casado e tem dois filhos.
Ikeda ingressou na Soka Gakkai após encontrar com Jossei Toda, seu mentor, com quem trabalhou lado a lado para encetar o movimento de paz, educação e cultura da organização. Ikeda assistiu ao seu mestre por mais de uma década, até a morte de Toda em 1958. Em 1960, sucedeu-o como líder da Soka Gakkai, tornando-se o terceiro presidente da organização, e em 1975 aceitou a presidência da recém-formada Soka Gakkai Internacional.
Hoje ele prossegue percorrendo o mundo, aplicando ativamente os princípios da filosofia budista aos problemas da humanidade e empenhando-se vigorosamente para trazer uma nova era no século XXI — uma era de esperança, de compreensão e respeito mútuos, e de paz e prosperidade baseada no humanismo genuíno.
Sônia de Fátima Calidone dos Santos
Nascida no Rio de Janeiro, capital, em 1959
Filiação: Antônio Calidone e Wilma Ribeiro Calidone.
Profissão: Advogada, vereadora em Itapira - ocupa cadeira pelo PT
Chegou a Itapira em 1982
Formada em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, a vereadora Sônia, como popularmente é conhecida, chegou a Itapira em 1982. Aqui constituiu família, tendo três filhas, Maíra, Anariá e Olívia. É casada com o advogado Antônio Carlos dos Santos.
Fincada raízes no município, em 2002 formou-se em direito pela Fundação Pinhalense de Ensino, se tornando, atualmente, uma das profissionais mais ativas na área de advocacia de Itapira. Apesar das atividades profissionais, motivada pelos seus ideais, e certa de que poderia fazer ainda mais por Itapira, decidiu quebrar paradigmas e entrar para nossa história.
Em 2000 é eleita a primeira mulher a exercer um cargo no Legislativo Itapirense. Prova de sua capacidade, conhecimento e, sobretudo, atuação política, foi reeleita por duas vezes, sendo este o seu terceiro mandato consecutivo como vereadora. Na sua atividade legislativa é autora de muitas proposituras, além de ter exercido cargo em comissões permanentes e liderança de governo.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.