A largada do Grande Prêmio da Itália de Fórmula 1 neste domingo foi repleta de emoções. O espanhol Fernando Alonso fez grande trabalho, ganhou três posições e assumiu a ponta logo na primeira curva. Já o italiano Vitantonio Liuzzi causou um acidente que tirou da prova outros quatro pilotos.
Largando na quarta colocação, Alonso foi para o lado direito da pista, colocou duas rodas na grama para ultrapassar Lewis Hamilton e ganhou também a posição de Sebastian Vettel, assumindo já o traçado mais favorável para a realização da primeira curva.
No pelotão intermediário, um acidente na primeira volta causou a entrada do safety car. O italiano Vitantonio Liuzzi escapou pela grama e não controlou sua Hispania, que entrou de lado na chicane e acertou em cheio o carro do russo Vitaly Petrov, que fazia a curva em baixa velocidade. O alemão Nico Rosberg também foi atingido e teve que abandonar a prova.
As outras vítimas de Liuzzi foram o belga Jerome D"Ambrosio e o australiano Daniel Ricciardo.
Vettel demorou pouco para reassumir a liderança da corrida. Após a saída do carro de segurança na quinta volta, que entrou na pista por causa do acidente causado por Vitantonio Liuzzi na primeira curva, o piloto da Red Bull realizou grande ultrapassagem sobre Alonso e passou a abrir vantagem na ponta.
O alemão aproveitou a maior velocidade de sua Red Bull na saída da curva de Lesmo, e por conta do pouco espaço deixado pelo espanhol, colocou duas rodas na grama e ganhou a primeira posição. Na ponta, não teve problemas para abrir vantagem sobre os demais e lidera com tranquilidade na metade da corrida.
Já Felipe Massa não teve a mesma sorte. Duelando pela quinta posição com o australiano Mark Webber, os carros dos dois pilotos se tocaram, fazendo o ferrarista rodar e cair na classificação. Ele realiza corrida de recuperação e ocupa a sexta colocação após todos os pilotos do pelotão de elite terem realizado a primeira parada nos boxes para troca de pneus.
O piloto da Red Bull seguiu na pista, mas, com o bico do carro danificado, bateu forte na volta seguinte e abandonou a prova em Monza.
Na briga pela terceira colocação, Michael Schumacher e Lewis Hamilton protagonizaram grande disputa, com os dois pilotos trocando de posição na 13ª volta. Quem se beneficiou do duelo foi Jenson Button, que aproveitou para ultrapassar ambos e assumir o terceiro posto da classificação.
Os pilotos do primeiro pelotão começaram a ir aos boxes para a primeira troca de pneus na 16ª volta, com Schumacher inaugurando a fila. A Mercedes trabalhou bem e colocou o alemão à frente de Hamilton mais uma vez, mas o britânico realizou a ultrapassagem e ficou com a quarta posição.
Massa retornou dos boxes na sexta colocação, com vantagem confortável sobre o mexicano Sergio Pérez, mas longe demais de Schumacher para brigar por um posto melhor.
Button seguiu na prova com bom ritmo e conseguiu se aproximar de Alonso após o segundo pit stop. O britânico aproveitou a maior velocidade final de sua McLaren e realizou a ultrapassagem na 36ª volta, assumindo a vice-liderança. O espanhol ainda foi ameaçado por Lewis Hamilton na última volta, mas segurou a posição.
Na primeira colocação, Vettel guiou com tranquilidade, sem ser pressionado em nenhum momento e conquistou a vitória em Monza, dando mais um importante passo para a conquista do bicampeonato mundial.
Veja o resultado final do Grande Prêmio da Itália:
1 Sebastian Vettel (ALE/Red Bull)
2 Jenson Button (ING/McLaren)
3 Fernando Alonso (ESP/Ferrari)
4 Lewis Hamilton (ING/McLaren)
5 Michael Schumacher (ALE/Mercedes)
6 Felipe Massa (BRA/Ferrari)
7 Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso)
8 Paul Di Resta (ESC/Force India)
9 Bruno Senna (BRA/Lotus Renault)
10 Sebastien Buemi (FRA/Toro Rosso)
11 Pastor Maldonado (VEN/Williams)
12 Rubens Barrichello (BRA/Williams)
13 Heikki Kovalainen (FIN/Lotus)
14 Jarno Trulli (ITA/Lotus)
15Timo Glock (ALE/Virgin)
Não completaram
Sergio Perez (MEX/Sauber)
Daniel Ricciardo (AUS/Hispania)
Kamui Kobayashi (JAP/Sauber)
Adrian Sutil (ALE/Force India)
Mark Webber (AUS/Red Bull)
Jerome D"Ambrosio (BEL/Virgin)
Vitaly Petrov (RUS/Lotus Renault)
Nico Rosberg (ALE/Mercedes)
Vitantonio Liuzzi (ITA/Hispania)
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.