Carregando aguarde...
Itapira, 26 de Abril de 2024
Notícia
22/04/2015 | Administrando conflitos no dia a dia

 

Docente do Senac Itapira explica como lidar diante dessas situações

Os conflitos fazem parte do nosso cotidiano, uma vez que as pessoas são diferentes em seus modos de agir, pensar e se expressar. Rosane Alvares Gardin, docente da área de gestão e negócios do Senac Itapira, explica que um conflito não é necessariamente algo negativo. “Na verdade, os conflitos são um importante mecanismo de evolução humana e impulsionam o desenvolvimento e crescimento das diversas relações, sejam elas familiares, sociais ou organizacionais”, pontua.

 

O grande diferencial humano está na forma de como administramos os conflitos. Negar sua existência, buscar culpados ou responder de maneira agressiva são formas comuns de lidar com situações de estresse, mas que se mostram pouco eficazes, causando desgastes emocionais e nos relacionamentos, que, se não sanados a tempo, podem ter consequências desastrosas.

 A docente listou algumas dicas que podem ajudar a minimizar conflitos:

- Reconheça e analise o conflito: procure identificar as causas do problema, quem são os envolvidos e desde quando vêm ocorrendo. Partir dessas informações facilita a busca por soluções adequadas.

 - Procure soluções, não culpados. Concentre seus esforços na solução e em restabelecer os objetivos dos envolvidos. Focar nos culpados não trata solução.

 - Mantenha o clima de respeito ao falar com os envolvidos. Ironias, agressividade ou sarcasmo só servem para complicar ainda mais a situação. Ouvir os dois lados, isento de julgamentos, também é fundamental para entender a origem do conflito.

 - Desenvolva sua habilidade de comunicação (ouvir e falar). Ouça as partes sem interromper, enfatize o comportamento e não as pessoas.

 O Senac Itapira está com inscrições abertas para o curso Administração de Conflitos que tem como objetivo capacitar o participante a desenvolver habilidades como se comunicar assertivamente e a utilizar ferramentas que subsidiem a mediação de conflitos visando a melhoria da qualidade de vida e dos relacionamentos, promover a melhoria do clima organizacional e consequentemente do desempenho das equipes de trabalho. O curso inicia no dia 9 de maio, tem 24 horas de duração e está com inscrições abertas. Para participar, os interessados devem ter idade mínima de 18 anos e ensino médio completo. Mais informações no site www.sp.senac.br/itapira ou pelo telefone (19) 3813-8210.

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

809 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções