Carregando aguarde...
Itapira, 26 de Abril de 2024
Notícia
02/03/2015 | Assentamento de Vergel dá largada em programa que alia produtividade e conservação ambiental
 
Um total de 19 proprietários de terra dentro do assentamento existente no antigo Horto de Vergel já está sendo beneficiado por um programa patrocinado pelo governo paulista através das Secretarias de Meio Ambiente e Agricultura, denominado Projeto de Desenvolvimento Sustentável que prevê a introdução de algumas culturas específicas com a execução de um projeto paralelo de reflorestamento..
 
Na terça-feira, 24, foi realizado um Dia de Campo no Sítio Alto Boa Vista, de oito hectares, de propriedade de José Jacinto de Souza. Fizeram-se representadas as famílias envolvidas no programa, o presidente da Associação 12 de Outubro, que representa todos os cerca de 90 proprietários do local, Afonso Curitiba Amaral, coordenador regional da Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp), Luiz Antonio de Sá, responsável pelo escritório regional da Secretaria de Agricultura de Mogi Mirim, Valdir Biazotto, Secretário de Agricultura de Mogi Mirim, a engenheira florestal Fernanda Peruchi, da Coordenadoria da Biodiversidade de Recursos Naturais (CBRN) e o prefeito de Mogi Mirim, Gustavo Stupp (PDT).
 
A engenheira Fernanda explicou que entre 53 projetos enviados à Secretaria de Meio Ambiente para esta finalidade, 19 foram aprovados, entre eles do assentamento 12 de outubro. A inclusão dos assentados garantiu recursos na ordem de R$ 600 mil, com contrapartida de R$ 130 mil na forma de mão de obra para a execução do programa por parte dos assentados. Com estes recursos foram adquiridos um trator, um caminhão baú refrigerado, a construção de um barracão climatizado, um perfurador de solo, 19 roçadeiras costais e kit ferramentas a todos os assentados envolvidos no processo. A entrega deste material ocorreu no Dia de Campo realizado nesta semana.
 
Ainda conforme explicou a engenheira, de acordo com o projeto original, todos os agricultores receberão capacitação técnica para efetuar correção de solo, seleção de sementes , plantio e colheita. São três sistemas que se complementam, um de maior complexidade com um número maior de espécies florestais e nativas; um mais simples com menor número de espécies e o sistema agrosilvopastoril que prevê o plantio de espécies arbóreas e espécies agrícolas de cultivo anual como mandioca, milho, feijão, banana, pastagem e até adubo verde. Segundo estimativa da CBRN, perto de mil mudas de árvores deverão se plantadas ao final do ano. “neste momento onde as chuvas são mais frequentes é importante efetuar o plantio das mudas de banana e semear as demais culturas”, esclareceu.
 
O presidente do assentamento 12 de outubro ,Valter Durante, considera que a experiência deverá abrir as portas para outros projetos igualmente voltados para o fortalecimento dos assentados. “Foi uma luta intensa que agora começa a produzir os resultados”, disse. Luiz Sá, da Secretaria de Agricultura falou da importância da parceria, fundamentada , segundo ele, na aplicação de técnicas modernas de cultivo com a consciência de preservação ambiental, raciocínio externado também pelo prefeito mogimiriano Gustavo Stupp, que saudou o programa como sendo um marco no fortalecimento da agricultura familiar em toda nossa região.
 
 
Autoridades na cerimônia da entrega do trator
 
Valter Durante: resultados positivos
 
Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

943 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções