Carregando aguarde...
Itapira, 25 de Abril de 2024
Notícia
21/01/2015 | Centenário do Lar São Vicente mexe com a sensibilidade de Dalmir Pegorari

O cirurgião-dentista Dalmir José Pegorari, 77 anos e 53 de profissão, é um dos remanescentes de uma equipe que há 42 anos aceitou o desafio de gerir os destinos do então asilo, localizado desde sempre no Bairro São Vicente e que no próximo dia 27 estará festejando 100 anos de funcionamento. Dalmir Pegorari recebeu a repor­tagem do A Cidade na tarde de quinta-feira, 15, em seu consultório, instalado na região central da cidade, onde no intervalo de um atendimento falou sobre a importância da efeméride. “Eu vivia torcendo para estar vivo quando a festa do centenário ocorresse”, revelou. Ele destacou que além da importância his­tórica, o Lar São Vicente de Paulo - denominação que passou a ser oficial a partir de 1982 - sempre foi espécie de catalisador da alma generosa da comuni­dade itapirense. “Por ser a entidade mais antiga o Lar simboliza como nenhuma outra este sentimento altru­ísta exibido por boa parte dos itapirenses, respon­sável pela manutenção de outras diversas entidades igualmente essenciais para os mais desfavorecidos”, opinou.

Segundo observou, a partir do devotamento, es­pecialmente da comunidade católica local, para o bem estar dos idosos acolhidos na instituição, propagou-se uma rede de assistencialis­mo refletida no número de Vicentinos que hoje atuam na esfera das diversas paró­quias locais. “Estas pessoas hoje têm ramificação nas igrejas da cidade promo­vendo principalmente o recolhimento de alimentos dentro de uma proposta clara e generosa de impedir a carência alimentar dentro de segmentos da popula­ção local. Chegaram a um nível de excelência em ter atualizada uma relação de pessoas vulneráveis neste aspecto da miserabilidade, que serve como parâmetro, por exemplo, para a ação realizada a cada final de ano pelos Noéis Anônimos no tocante à distribuição de cestas de natal”, lembrou.

Ele se recorda ainda dos tempos mais difíceis. Segun­do descreveu, membros da comunidade que gravitavam em torno da Matriz de Santo Antonio foram incentivados a tomar as rédeas do antigo Asilo. “O grupo que cuidava da gestão, por uma série de motivos, desejava injetar sangue novo na entidade. Aí discutimos uma forma de ajuda e a decisão foi por assumir o comando”, relem­brou. Com medo de ser traído pela memória, ele relutou em declinar nomes, mas ainda sim, lembrou de Aldo Piva Filho, Francisco de Assis Miranda e de Luiz Carlos Pires de Carvalho como alguns que integraram o grupo inicial e que ainda estão vivos.

Dalmir Pegorari disse que as condições encon­tradas no início eram muito precárias. “Quem visita a entidade e a encontra bo­nita do jeito que está, nem sequer tem ideia de como era antes. O mais relevante é destacar o trabalho co­munitário, não de uma ou outra pessoa. Se o Lar chega ao seu centenário exibindo um inventário tão grande de realizações em prol do público a que se propõe oferecer cuidados neces­sários, foi porque sua causa foi abraçada por inúmeros itapirenses”, reforçou.

Usina

Fez questão de destacar ainda que durante a ges­tão do advogado Francisco Ruette, a entidade passou por uma de suas maiores transformações. Ruette, irmão da empresária Car­men Ruete de Oliveira, foi por muitos anos diretor da Usina Nossa Senhora Apa­recida e, nesta condição, com total respaldo de sua irmã, não mediu esforços para promover reformas e adequações necessárias para o bem estar da coleti­vidade atendida pelo Lar São Vicente de Paulo.

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1699 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções