Carregando aguarde...
Itapira, 26 de Abril de 2024
Notícia
19/02/2015 | Cia. Paulino Santiago investe em equipamentos e cursos

 

Desde o início do Projeto Picadeiro, em março de 2014 – quando foram firmados convênios junto a oito EMEB’s (Escolas Municipais de Educação Básica) atendendo 16 salas com média de 35 a 42 alunos por escola – a Companhia de Teatro Paulino Santiago vem investindo em cursos de aprimoramentos e equipamentos para os alunos. Além das unidades escolares municipais, o projeto também atende a Casa da Criança Celencina Caldas Sarkis com duas aulas semanais e o CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados), localizado no bairro Istor Luppi.

Com experiência em parques temáticos da Alemanha, Mario Fiorin Neto idealizou e orientou a implantação do projeto com a ajuda de Juliana Avancini, pedagoga e diretora artística da Cia. “Durante o desenvolvimento do projeto nos deparamos com alunos que não tinham bom desempenho nas atividades motoras. Porém, durante as aulas de artes circenses eles demonstraram crescimento razoável em relação ao corpo, ao convívio social e a disciplina”, pontuou Avancini. Durante a 1ª Mostra de Circo, realizada no fim de novembro, toda a comunidade pode prestigiar a execução dos números circenses envolvidos nas aulas.

No ano passado, todos os educadores envolvidos no Picadeiro participaram de treinamentos e oficinas específicos com profissionais da Escola de Circo ICA, de Mogi Mirim, e participação no Encontro Nacional de Atividade Física. Ainda dentro da capacitação e do aperfeiçoamento, a diretora Juliana Avancini informou que nesse primeiro semestre estão sendo firmados contatos com profissionais de São Paulo envolvidos com a arte circense para a realização de treinamentos e oficinas internas.
 
A Cia. Paulino Santiago também está investindo na aquisição de materiais e equipamentos. Desde o início deste ano os alunos começaram a treinar com as pernas de pau, slackline (estilo de corda bamba) e tecido acrobático/aéreo. “Estamos pleiteando a doação de rodas de madeira e dos pés de palhaço que serão confeccionados para interação com quatro pessoas ao mesmo tempo. Sabemos que o material de circo tem um custo alto, mas precisamos dos mesmos para o andamento e desenvoltura dos alunos. Para auxiliar nessas aquisições, estamos tentando firmar novas parcerias para financiamentos”, concluiu Juliana.
 
A Cia. de Teatro Paulino Santiago é conveniada com Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Secretaria Municipal de Educação e com a empresa Micropack. Além das aulas, o projeto também compreende apresentações especiais em eventos gratuitos oferecidos à população.
Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

870 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções