Carregando aguarde...
Itapira, 29 de Mar�o de 2024
Notícia
22/08/2014 | CMDCA ajuda Sepin a custear projetos que beneficiam crianças do bairro

  


Desde o início do ano o Sepin (Serviço de Proteção à Infância e Adolescência de Itapira) deu início a seis novos projetos na entidade que beneficiam 100 crianças dos seis aos 14 anos e 11 meses dos bairros Vila Ilze, Vila Izaura e adjacências. Custeados com verba pro­veniente do 1% do Imposto de Renda doado por pessoas jurídicas do município atra­vés do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), os trabalhos desenvolvidos na entidade envolvem ati­vidades de esporte, dança, teatro, inclusão digital, con­tação de histórias, roda de prosa e teatro.

Conforme explicaram a coordenadora do Sepin, Karen Antonia Gonçalves da Cunha, e a assistente so­cial, Denise Maria Riberti, os serviços são oferecidos em horário contrário ao escolar e em dois períodos, das 8h00 às 11h30 e das 13h00 às 17h00. “São 50 crianças em cada período. As que estudam à tarde vêm pela manhã e vice-versa. Além das ativi­dades também oferecemos um lanche para cada uma delas”, disse Karen.

 

O projeto Esporte – Edu­cação tem como principal objetivo contribuir para o melhoramento da qualidade de vida, desenvolvimento humano, social e psicológico das crianças e adolescen­tes, bem como a redução de índice de criminalidade. Atualmente, são oferecidas aulas semanais de tênis de mesa, judô, capoeira e futsal. A Dança na Comunidade visa inclusão social através dos ritmos e da linguagem artística, possibilitando a expressão de sentimentos durante a relação entre corpo e mente.

Nas atividades de Inclu­são Digital, os beneficiados têm a oportunidade de fazer uso das tecnologias da in­formação e são orientadas quando ao uso destas para a integração entre educação e cidadania objetivando a transformação social.

Nos trabalhos de Con­tador de Histórias/Oficina de Teatro as crianças são convidadas a criar situações e transmitir informações através de um espaço lúdico de construção com materiais recicláveis, fomentando a criatividade. No projeto de Teatro o objetivo fazer com que a cada um possa conhecer e explorar seu conhecimento progressi­vo através do movimento plástico e estético do corpo com seus gestos, postura e ritmos que se utiliza para se expressar de forma gradual e espontânea nas diversas situações de aprendizagem.

Por fim, as atividades desenvolvidas na Roda de Prosa utilizam diversos produtos de comunicação como jornais, revistas, gibis e livros para que as crianças possam ter experiências através da leitura.

Karen também des­tacou que, além dos seis projetos custeados pelo CMDCA, outros três são financiados com recursos do CMAS (Conselho Municipal de Assistência Social) e pró­prios, vindo da comunidade através de doações. “No projeto Arte e Cultura, as crianças utilizam os espaços de brinquedoteca, videoteca e jogoteca em interações e vivências utilizando de instrumentos pedagógicos e educativos. O Artesanato consiste na produção de objetos manuais tem por objetivo desenvolver a cria­tividade de nossos usuários. Já os Grupos de Reflexão, Cidadania e Convivência visam proporcionar refle­xões acerca de temáticas da moralidade, da valorização de si e dos outros, entre outros assuntos”, explicou.

Para informações sobre vagas e outros detalhes sobre os projetos desenvolvidos na entidade, basta dirigir­-se à sede do Sepin, na Rua Guanabara, 121, bairro Vila Ilze, ou fazer contato pelo telefone (19) 3863.0627.


Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1284 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções