Carregando aguarde...
Itapira, 28 de Mar�o de 2024
Notícia
08/08/2014 | Festa Della Nonna começa nesta sexta e traz novidades

 

A 15ª edição da Festa Della Nonna de Itapira, organizada pelo Circolo Italo-Brasiliano XV di Novembro, começa na sexta-feira, 08, e prossegue até domingo, 10. Neste ano o tradicional evento da cultura italiana reúne 17 entidades e empresas da cidade e da re­gião, que estarão espalhadas por toda a extensão superior da Praça Bernardino de Campos trazendo diferentes iguarias de pratos e bebidas. Três barracas de artesanato e outra de uma escola de idiomas também estarão alocadas no espaço.

Conforme destacou o pre­sidente do Circolo, Walter Ricciluca, a expectativa é que esta edição repita ou supere o sucesso do ano passado. “Em 2013 tivemos uma média de 45 mil pessoas transitando pela festa durante os três dias e esperamos que esse ano o número seja igual ou superior. Estamos dando o máximo para que a festa seja perfeita”, disse. Ainda de acordo com ele, são esperadas grandes autoridades italianas, como o deputado da Câmara dos Deputados da Itália, Fabio Porta, a cônsul italiana Au­rora Russie a presidente do Comites de Belo Horizonte, Silvia Alciati.

Sobre as inovações para esse ano, o presidente do Circolo destacou a presença de um pizzaiolo que irá co­mercializar pizzas feitas na hora, barracas de entidades que até então nunca tinham participado e retorno de ou­tras que já são conhecidas no meio. “Um dos pontos que estamos trabalhando com muito cuidado neste ano é em relação aos preços. Queremos que sejam acessíveis a todos”, comentou Ricciluca. Outra novidade será a comercializa­ção de aventais e canecas do Circolo Italo-Brasiliano, que servirão como lembrancinhas da festa.

A Festa Della Nonna co­meça na sexta, às 20h00, e termina no domingo, por volta das 23h00. Toda a extensão da Praça Bernardino de Campos será isolada para o trânsito de veículos e haverá mesas e cadeiras espalhadas por toda a área.

Programação cultural

No palco montado ao lado da Igreja Matriz de Nossa Se­nhora da Penha ocorrerão as atrações culturais da festa. Na sexta-feira a abertura oficial ficará a cargo da Banda Lira & Convidados com o concerto ‘Italianíssimo. Com a presen­ça dos convidados Marina Gabetta e Nunno Dellalio, João Ailton Riberti, o Peru Riberti, e os corais Cidade de Itapira, Municipal da Estância de Socorro, Cristália e Vere­das de Águas de Lindóia, o repertório será basicamente formado de canções italianas, desde instrumentais à ópera. A apresentação está prevista para começar às 20h30 e deve se estender até as 22h00. Ao todo, cerca de 170 pessoas entre musicistas, cantores, coral e equipe de apoio serão envolvidas.

No sábado, 09, o crono­grama de shows começa ao meio-dia e contempla música e danças de estilos variados. No domingo, o destaque fica para a apresentação do gru­po guaçuano Canto Italiano, formado por Paulo Sérgio do Nascimento, José Roberto Marques e Amanda Rafaela Ferreira

Cronograma de apresentações

Sábado
 
12h00 – Música – Waldemar Razzo
14h30 – Música – Coral de Mogi Mirim
15h30 – Dança – K Dance – País do Futebol
16h00 – Dança – K Dance – Amor Por Itália
16h30 – Dança – K Dance – Zumba
19h00 – Dança – EAndré Sastri – Imigração
19h15 – Dança – Melhor Idade – Entre duas águas
19h25 – Dança – The Kings Dance – Street Dance
19h35 – Dança – Studio Pilates – Dança de Salão
19h40 – Dança – Layla Zaraa – Dança do Ventre
19h45 – Dança – Cia de Dança de Itapira – Martello
19h50 – Academia da Saúde – Dança do Ventre
20h00 – Dança – Studio Pilates de Dança – Entre Irmãs
20h10 – Dança – Layla Zaraa – Solo
20h15 – Dança – André Sastri – Bolero/Dança de Salão
20h20 – Dança – Stúdio Pilates – No ritmo das cores
20h25 – Dança – Grupo Santa Fé – Viva Luiz Gonzaga
20h30 – Dança – André Sastri – Dança de Salão/ Forró
20h35 – Dança – K Dance – Sertanejo
20h40 – Dança – André Sastri – Sertanejo
20h45 – Dança – Esprodança – Dança do Ventre
20h50 – Dança – Melhor Idade – Modelos
20h55 – Dança – GHP Basic Jazz – Volare Jazz
21h00 – Dança – K Dance – Axé/Funk
21h05 – Dança – Estúdio de Dança André Sastri – Jazz
21h10 – Dança – Melhor Idade – Morcegos
 
Domingo
 
15h00 – Dança – K Dance
20h00 – Dança – Estúdio de Dança André Sastri
20h30 – Música – Canto Italiano
21h00 – Teatro – Grupo Zualê
 
 
Maria Aparecida Cescon Fecci, uma nonna que adora cantar e escrever
 
 
Descendente de uma numerosa família, Maria Aparecida Cescon é a sexta na ordem dos filhos do ca­sal Giusepa Zuini Cescon e Alfonso Cescon. Nascida em Itapira, em 20 de maio de 1925, residiu na avenida Rio Branco, onde o pai possuía uma loja de armarinhos.
 
Em 1944, aos 18 anos, casou-se com Sezefredo Fecci, com quem viveu por 60 anos. Três meses após o casamento o casal mudou­-se para Curitiba-PR, onde o marido foi trabalhar como gerente em um comércio pertencente à sua família.
 
Foi lá, na bela capital pa­ranaense, que nasceram os três filhos: Regina Elizabeth, Danta Luiz e Izabel Cristina. A família ficou por 12 anos em Curitiba e, em 1955, mudou-se para Itapira, onde Sezefredo viria montar a Fábrica de Giz Imperador.
 
Religioso e integrada à sociedade e ao comércio da cidade, Maria Aparecida Ces­con Fecci fez parte da Casa da Amizade, colaborando em campanhas filantrópicas para diversas entidades assistenciais, sempre ao lado do marido. Entre suas predileções estão o canto, a leitura e a escrita.
 
Tanto que, em 1998, pu­blicou um livro contando a história da imigração de seus pais, denominado ‘A História de Afonso e Josefa’, durante a celebração do centenário da família no Brasil. Integra a Academia de Letras e Artes de Itapira, onde ocupa a cadeira de número 12 e tem inúmeras poesias e contos, descre­vendo suas memórias de infância, as lembranças de sua existência bem vivida e poesias dedicadas aos netos.
 
Sempre dedicada à famí­lia e aos afazeres da rotina domésticas, recorda com grande alegria o tempo em que, nas férias escolares, seus netos, todos residentes longe de Itapira, vinham visita-la e ficavam por alguns dias. “Sempre programava muitas brincadeiras, pas­seios e quitutes”, lembra.
 
Maria Aparecida se consi­dera uma nonna muito feliz e orgulhosa de seus netos e do bisneto. Em sua árvore genealógica são seus netos filhos de Regina Elizabeth e Marco Aurélio de Carvalho Teixeira, Patrícia, casada com Ricardo Gonçalves Braga, e mãe do bisneto Vitor, e Tiago, casado com Márcia Branco; e Lia Mara, casada com Diogo de Andrade Fi­gueiredo, e Daniel Luiz, são filhos do casal Dante Luiz e Maria Ângela Jannuzzi Feccia; Giuliano Galluppi, casado com Livia Serpa, e Thomaz, são filhos de Izabel Cristina e Paulo Roberto Galluppi.
 
Dona Cida, como é chamada, gosta muito da natureza e costuma dizer que quando contempla a natureza entra em contato com Deus, sempre.
 
 
Dona Cida entre familiares, ao lado do esposo Sezefredo Fecci
 
Nonna Cida e o bisneto Vitor
 
Com os filhos Regina, Dante e Izabel
 
Zuleika Pereira Rinoldi, uma vida dedicada à pretação de serviço
 

 

Nascida em 18 de dezembro de 1933 em Barão Ataliba Nogueira, Zuleika Pereira é filha de Deolinda Breda e Ivo Santos Pereira, o Zino. O casal teve ainda os filhos Osmar, Sônia, Joaquim e Odilon.
 
Sua vida profissional também começou no Barão, onde, em 1955, iniciou sua carreira no então Correio Federal. Alguns anos depois foi transferida para a agência da cidade. Foram 30 anos atendendo a população. “Como é bom reviver o passado, rever o Posto do Correio de Barão, onde eu era agente”, relembra.
 
Em 17 de setembro de 1960 casou-se com Florisvaldo Rinoldi, o Biba, e da união nasceram os filhos Jorge Luis, Luís Fernando e Evandro Luis. Jorge casou-se com Elizabeth Consorti; Luis Fernando casou-se com Paula Souza, e Evandro com Anariá Olbi Urbano.
 
A família hoje está maior com a chegada dos netos André, Filipe, Mariana, Laura, Vítor e Luís Fernando Júnior. “Estou muito feliz porque minha neta Mariana será a encarregada pela entrega da homenagem na Festa Della Nonna”, diz a orgulhosa nonna.
 
Zuleika com autoridades da época no Posto dos Correios
 
Foram 30 anos de prestação de serviços nos Correios
 
Com o esposo Florisvaldo

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1210 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções