Carregando aguarde...
Itapira, 26 de Abril de 2024
Notícia
22/08/2014 | Jovem em Ação leva Projeto Saúde às entidades assistenciais

Um projeto gestado no ano passado para aumentar o nível de informação a respeito de temas rela­cionados à saúde para o público interno da ONG (Organização Não Gover­namental) Jovem em Ação chegou nesta semana a três entidades assistenciais que lidam com o público infantil, a Casa da Criança Celencina Caldas Sarkis, Lar São José e Lar Gracinda Batista. Denominada de Projeto Saúde, a iniciativa tem como objetivo princi­pal, conforme esclareceu a coordenadora pedagó­gica do Jovem em Ação, Fabiele Dorta, familiarizar crianças com idade entre seis e 12 anos com relação a assuntos interligados como dengue, obesidade, importância da vacinação, higiene pessoal, higiene bucal, saúde mental , meio ambiente e buylling.

Foram escaladas as pro­fessoras Talita Martins de Oliveira, Geize Turolli e Regiane Ortolan Zago para coordenação dos tra­balhos que envolveram cerca de 70 jovens que já frequentam o mercado de trabalho e que devem, segundo determina a le­gislação trabalhista, re­ceber capacitação prática e teórica semanalmente, dentro do Padep (Progra­ma de Aprendizagem de Educação Profissional).O projeto desembarcou na segunda-feira, 11, na Casa da Criança, depois foi apre­sentado na quinta-feira, 14, no Lar São José e terminou na sexta-feira, 15, no Lar Gracinda Batista.

A professora Geize explicou que antes de ir a campo, todos os apren­dizes passaram por um processo de capacitação para esta atividade. “De­senvolvemos com eles uma metodologia que facilitasse o entendi­mento dos temas pro­postos ao público alvo”, afirmou. Segundo ela, os aprendizes elaboraram cartazes, teatro de fan­toches e jogos lúdicos que remetem aos assun­tos abordados, além de confeccionarem material para desenho e pintura que ao final da explana­ção foi distribuída para os participantes.

Talita Oliveira disse que este contato mais próximo com as crianças acabou sendo bastante elogiado pelos aprendizes. “Foi uma experiência muito rica do ponto de vista pessoal, além do que o próprio conteúdo é um tema recorrente dentro do processo de formação destes jovens, facilitando o entendimento a respeito dos desdobramentos de cada um dos assuntos abordados”, acredita.

Multiplicador

A coordenadora peda­gógica do Jovem em Ação lembrou também que ao escolher o público infantil para este tipo de abordagem a entidade pretende criar um processo de conscienti­zação que tem segundo seu entendimento um caráter multiplicador. “Estas crianças levarão para o seu convívio do dia-a-dia as noções que aprenderam, facilitando des­ta forma a propagação das informações que receberam. Esta é a principal ideia do projeto” resumiu.

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

829 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções