Carregando aguarde...
Itapira, 25 de Abril de 2024
Notícia
22/08/2014 | Lira se vestiu de gala para homenagear comunidade italiana

  

A abertura oficial da 15ª edição da Festa Della Nonna, realizada na noite de sexta­-feira, 08, contou com um espetáculo inesquecível protagonizado pela Banda Lira Itapirense, que levou a um público estimado em mil pessoas o espetáculo Italia­níssimo, sob a regência do maestro Maurício Perina. O espetáculo integra o projeto “1ª Temporada de Concertos­-Banda Lira e convidados” que conta com patrocínio do Cristália – Produtos Químicos Farmacêuticos, através do PROAC e da Prefeitura, através da Secretaria de Cultura e Turismo. O projeto foi inicia­do em maio deste ano com o concerto Brasileiríssimo, com uma produção que se tornou marca registrada da instituição desde os festejos de seu centenário em abril de 2009, quando convidados especiais passaram a dividir o palco com os músicos da corporação.

Nesta última apresenta­ção não foi diferente. Além dos 45 músicos da banda, estavam no palco montado defronte a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha, 110 integrantes dos corais Cidade de Itapira, Veredas (Águas de Lindoia), Munici­pal (Socorro) e do Laborató­rio Cristália. Além disso, se apresentaram o cantor João Ailton Riberti Junior, o tenor Nunno Dellalio e a soprano Marina Gabetta.

O repertório mesclou clássicos do cancioneiro e da música erudita italiana. O espetáculo teve início com a interpretação de Vá penseiro (Giuseppe Verdi). Depois foi a vez de Riberti mostrar ao público uma outra perfor­mance de seu legado artístico­-musical interpretando com maestria a canção Il Mondo (Sérgio Endrigo) fazendo eco­ar pelos recintos seu conhe­cido vozeirão. A sequência fez arrepiar a plateia com Io Che Non Vivo Senza Te (Pino Donaggio); Champagne (Pepino di Capri); a música tema do filme O Poderoso Chefão, Mio Banbino Caro (Giacomo Pucinni); Brindi­si (Giuseppi Verdi); Con te Partiro (Francesco Sartori/ Lucio Quarantotto); Nessun Dorma (Giacomo Puccini); Canto Dela Terra (Francesco Sartori/Lucio Quarantotto) e Funiculi Funicula (L.Densa/V. Turco).

A participação de Nunno Dellalio e Marina Gabetta exibindo todos seus dotes musicais que os c olocam entre os grandes artistas em atividade no país para este tipo de interpretação - re­cursos vocais normalmente empregados na apresenta­ção de óperas - coroou de forma inequívoca o grande espetáculo que foi muito aplaudido. Os convidados não tinham palavras para expressar sua satisfação pessoal por participar de um evento tão grandioso. “Foi espetacular, não tenho palavras para descrever a sensação que estou sentin­do”, disse Nunno, com um sotaque indisfarçavelmente italiano. “Estou emociona­da. Foi uma apresentação maravilhosa que me encheu de orgulho”, disse a soprano Marina Gabetta, acostumada a se apresentar em palcos dos mais requintados. In­dagada sobre a experiência de cantar acompanhada por uma banda, disse que achou incrível a experiência.

“É uma formação maravi­lhosa. Tudo funcionou direiti­nho, apesar do improviso do local”, comentou Riberti, o Peru, que contou que com mais de 30 anos de carreira, esta foi uma experiência inesque­cível. “Nunca havia recebido um convite desta natureza. Estou feliz e orgulhoso por ter participado”, arrematou.

Na plateia o sentimento também era de apoteose. O empresário Heitor e a esposa Marli Kido, de São Paulo, disseram ter ficado maravi­lhados. “Foi uma experiência inesquecível. Tudo muito bonito, bem organizado, uma festa animadíssima e para coroar uma apresentação deste nível. Surpreendente”, disse o empresário, que ape­sar da ascendência nipônica disse não desprezar uma boa festa italiana. “Ele gosta é de uma boa festa”, entregou a esposa.

Também na plateia, o deputado Fábio Porta, do Parlamento Italiano, que assistia à apresentação ao lado de Walter Ricciluca, presidente do Círcolo-Ítalo Braziliano XV de Novembro de Itapira, disse que se im­pressionou com a qualidade do espetáculo. “Deixo meus cumprimentos a t odas as pessoas que proporcionaram este belíssimo espetáculo. Bravo!”, exclamou.

Gerações

No palco a apresentação também exprimiu sentimen­tos de regozijo. Mario Bazani, 70, com pelo menos outros 50 anos de Banda Lira, disse que apesar de tanta experi­ência, não conseguiu segurar a emoção, lembrando que é descendente de italianos tanto por parte de pai (Ba­zani) como por parte de mãe (Fracarolli). “Foi algo inesque­cível”, pontuou. A pequena Iris Fernandes Ribeiro, de 12 anos, com aprendizado musical desde 2010 na ins­tituição, ficou emocionada ao participar do espetáculo, tocando sua flauta transversal. “Foi uma experiência grati­ficante, que espero repetir em outras oportunidades”, expressou-se.

 

 

 

 

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1493 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções