Carregando aguarde...
Itapira, 29 de Mar�o de 2024
Notícia
22/08/2015 | Nova diáspora mundial é tema de debate entre comunidade presbiteriana

 

 
 
Desde quinta-feira, 20, a Igreja Presbiteriana Central de Itapira vem conduzindo um ciclo de encontros dentro de sua Conferência Missionária, que trouxe a Itapira o casal missionário Tiago e Mila Gomides para debater um dos temas mais atuais na geopolítica mundial, a questão das ondas migratórias que se deslocam de países periféricos para a Europa e até para o continente americano fugindo da guerra, perseguições políticas, religiosas e da miséria. 
 
 
Conforme esclareceu o pastor Luiz Fernando dos Santos , Mila é antropóloga e o esposo frequenta o curso de formação religiosa do Seminário Presbiteriano do Sul, em Campinas. Os dois têm residência na Austrália e atualmente vinham desempenhando funções missionárias na Indonésia, país localizado no Sudeste Asiático, com população de maioria mulçumana e população estimada em quase 290 milhões de pessoas de onde chegam relatos de feroz perseguição movida pelos radicais mulçumanos contra a minoria cristã. “Duas pessoas com uma expertise fabulosa para abordar com propriedade este assunto tão complexo que já é uma situação real de enorme preocupação para as autoridades mundiais”, disse Santos.

Ele contou que a perseguição a cristãos notadamente no norte da África, em países como a Nigéria, onde atua o grupo Boko Haram e na Somália, onde atua o Al Shabaab, e por parte do Estado Islâmico em territórios conquistados dentro da Síria, país que está em Guerra Civil há quase três anos, e no norte do Iraque exige uma mobilização das comunidades cristãs ao redor do mundo para prestar solidariedade a estas pessoas. Ele mencionou ainda que a situação de migrantes que saem de países do norte da África em direção à Europa pela península itálica, ou a partir da Turquia; de refugiados muçulmanos da etnia rohingya provenientes do Myanmar e por migrantes de Bangladesh que tentam chegar à Malásia e até mesmo do enorme fluxo de migrantes haitianos que se deslocam diariamente para o Brasil pela fronteira com o Peru.
 
Santos contou ainda que a Igreja Presbiteriana possui trabalho missionário em alguns destes países afetados pela guerra. “São pessoas que por motivos óbvios, têm a identidade preservada”, afirmou. Iniciativas como estas servem, segundo seu entendimento, para difundir e contribuir com o trabalho missionário das Igrejas.
 
A abertura dos trabalhos ocorreu na noite de quinta-feira no templo da Rua Campos Sales, com continuidade na noite de ontem.
 
No sábado os palestrantes se deslocam até o bairro Istor Luppi, onde será celebrado culto religioso na língua inglesa, novidade introduzida pela Igreja Presbiteriana local para em seguida ser aberta nova discussão sobre o trabalho missionário do casal Gomides. Os convidados encerram sua participação na manhã deste domingo, quando irão proferir aula para os fiéis presentes nas atividades matinais da Igreja.
 
 
Igreja Presbiteriana passa a ter cultos na língua inglesa
 
Com o intuito de valorizar as diferenças culturais e buscar a evangelização de forma diferenciada, os membros da Igreja Presbiteriana Central de Itapira irão promover cultos em inglês uma vez ao mês. A iniciativa tem seu lançamento neste sábado às 19h30, excepcionalmente na Congregação do Calvário, sediada no bairro Istor Luppi. “Faremos o lançamento dentro da programação da Conferência Missionária. A partir de setembro, o culto em língua inglesa será sempre no terceiro sábado do mês e na sede central”, esclareceu Ana Aline Moraes Silva de Souza, professora de inglês e da Escola Bíblica Dominical e uma das organizadoras do evento.
 
As pregações, louvores e liturgia serão promovidos pelos próprios membros da igreja e não haverá tradução simultânea. A ideia de realizar esse tipo de evangelização partiu do reverendo Luis Fernando dos Santos, que entende que cultura e evangelização andam juntas. “É também um jeito novo de trazer mais pessoas para a igreja, que preza e valoriza muito o estudo. O culto é aberto a toda população e mesmo o que não tem domínio da língua podem vir porque será muito bacana. Toda a projeção em slides será em inglês, mas os membros poderão acompanhar as leituras em suas próprias bíblias. Ou seja, estarão ouvindo em inglês e lendo em português”, enfatizou Ana Aline.
 
A intenção dos organizadores também é promover uma pequena confraternização depois do culto, mas sempre de acordo com as tradições americanas. Nesta primeira data, o cardápio será Cachorro-Quente. Eles também farão um trabalho de divulgação entre as escolas de idioma da cidade e através das redes sociais e do blog da Igreja Presbiteriana de Itapira. 
 
Outras informações e detalhes podem ser consultadas através dos endereços eletrônicos facebook.com/IPCITAPIRA e ipcitapira.blogspot.com.br. A Igreja Presbiteriana Central de Itapira fica à Rua Campos Sales, 92, Centro, e o telefone é o (19) 3863.1706.
Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1308 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções