Carregando aguarde...
Itapira, 26 de Abril de 2024
Notícia
06/05/2015 | Ouvidoria da Saúde tem nova titular

 Dez anos depois de exercer a função de ouvidor da Secretaria Municipal de Saúde, o jornalista Fernando Odriozola anunciou sua aposentadoria, encerrando um ciclo de 23 anos de serviços prestados na área de saúde pública do município (veja mais informações nesta página). Com sua saída. assumiu oficialmente o cargo, a servidora Danielle Coradi Momesso, que curiosamente, tem em comum com o antecessor o fato de ter integrado os quadros do antigo Inamps (Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social).

Danielle contou que há pelo menos um ano, desde que Odriozola cogitou em se aposentar, a atual secretária de Saúde, Rosa Iamarino, a requisitou para atuar no departamento. “Fui consultada pela Rosa e aceitei a tarefa”, revelou.
 
Desde então ela vem se ocupando pessoalmente no atendimento aos diversos assuntos protocolados diariamente e garante que já está familiarizada com as funções. O volume de serviço, segundo Danielle, exige bastante dedicação. “Temos que lidar, além do atendimento formal, com estatísticas, levantamento de dados e formatar a resposta adequada a cada solicitação”, elencou.
Danielle informou ainda que no período em que aceitou o novo desafio profissional já fez diversos cursos de capacitação. Ela se orgulha em dizer que num dos encontros que participou a ouvidoria de Itapira foi colocada como exemplo de atendimento.
 
A servidora aprendeu ainda que é necessário possuir uma psicologia toda especial para lidar com o público. “Via de regra a pessoa chega aqui alterada. Aqui é o último lugar onde ela vem externar sua reclamação. Então a gente deixa ela colocar tudo para fora e depois fazemos uma análise mais racional do problema, procurando solucioná-lo. Importante dizer que não sou eu quem vai solucionar a questão, mas encaminhar o assunto para quem resolva”, ensina.
 
Confiabilidade
 
Além do bom atendimento, a atual ouvidora afirma que o atendimento deve passar confiabilidade aos interessados. Questionada se não se imagina em meio a situações que podem colocá-la em uma situação delicada com colegas de repartição por causa das cobranças que deve fazer, ela respondeu que outra característica muito importante para o sucesso do ouvidor é trabalhar com isenção. Ela se baseia em sua experiência de mais de 20 anos trabalhando no setor para encontrar os atalhos que conduzam à solução do problema apresentado.
 
Danielle disse que está muito feliz na nova atribuição. “Estou contente por realizar um serviço que é muito importante no relacionamento entre o serviço público e o cidadão comum”, garantiu.
 
Odriozola disse que sai com sensação de “dever” cumprido

Paulista da cidade de Santo Anastácio, Fernando Luiz Odriozola, 59, se aposentou após 37 anos de uma carreira que teve início como funcionário concursado do Ministério da Saúde. O casamento com a itapirense Graciana Coppos fez com que requeresse no começo da década de 90, uma transferência para atuar na cidade.
 
Antes havia sido agente administrativo, encarregado de análise e coordenador de Comunicação Social da Superintendência Regional do Inamps em São Paulo, chefe do serviço de atendimento do usuário do mesmo órgão em Brasília e chegou a assessorar o médico José Aristodemos Pinotti (1934-2009), quando este foi secretário Estadual da Saúde de 1987 a 1991 (gestão de Orestes Quércia), período em que os Estados assumiram o Inamps.
 
Foi efetivado no então Departamento de Saúde, em 1992 e desde então foi figura ativa em diversas campanhas públicas, com destaque para a organização das conferências municipais de saúde, campanhas de saúde das mais diversas necessidades e para os mais variados públicos,e criou um informativo interno para a Pasta. O exercício da função de ouvidor começou em 2005, quando substituiu o técnico em enfermagem Valdir Leite, que havia ficado pouco tempo na função. Ao longo destes anos todos esteve na linha auxiliar direta de nada menos do que sete comandantes da área de saúde.
 
Suas habilidades dentro da área de saúde facilitaram, segundo revelou, a sua atuação e considera que tenha feito um bom trabalho. “Saio com a sensação do dever cumprido”, afirmou. “Evidentemente que fico triste por deixar um ambiente de trabalho formidável, onde fiz dezenas de amigos. Por outro lado tenho que dar prioridade a outros planos que só posso executá-los na condição de uma pessoa que a partir de agora passa a dispor de todo tempo necessário para que isso seja possível”, especulou. Odrizola disse que entre as atividades que espera realizar está a pintura a óleo. “Gosto muito de pintar”, revelou
 
Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

748 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções