Carregando aguarde...
Itapira, 26 de Abril de 2024
Notícia
22/10/2014 | Projeto dá nome de Dª Gilza à Casa da Gestante do HM

 

 

            A Câmara de Vereadores de Itapira aprovou por unanimidade na sessão desta terça-feira, dia 21, o Projeto de Lei nº 92/2014, de autoria do prefeito José Natalino Paganini, que denomina de Josefina Aparecida Tofanello de Mattos, a Dª Gilza, a Casa da Gestante do Hospital Municipal de Itapira.

 

            Em mensagem encaminhado ao Legislativo, o prefeito justifica a homenagem pelo “indiscutível mérito da homenageada, a estimada Dª Gilza, como é conhecida por todos e que por muitos anos atendeu na maternidade da Santa Casa de Misericórdia de nossa cidade, com muita dedicação e carinho, as parturientes que lá demandavam, realizando os partos e ajudando a trazer à luz centenas de crianças, hoje já adultos com famílias constituídas que trabalham e colaboram no desenvolvimento e progresso de nossa cidade”.

 

            Josefina Aparecida Tofanello de Mattos, a Dª Gilza, nasceu na cidade de Serra Negra aos 22 de junho de 1944, filha de Primo Eugênio Tofanello e Amália Shiavo Massaro.

 

            Mudou-se para Itapira ainda com cinco anos de idade, estudou na Escola Dr. Júlio Mesquita. Iniciou suas atividades laborais na Fábrica de Papel e Papelão Nossa Senhora da Penha, para logo após ingressar na Santa Casa de Misericórdia de Itapira, passando logo a compor a equipe de enfermagem do hospital, a convite do saudoso cirurgião Dr. Ronalde Monezzi, que a apelidou de Gilza, como é chamada e conhecida até os dias de hoje.

 

            Prestou serviços de excelência na Santa Casa, onde permaneceu por 14 anos, até o nascimento de sua filha Karina, mas continuou exercendo o dom da enfermagem que Deus lhe deu, realizando atendimentos domiciliares às mamâes e aos bebês. Neste verdadeiro sacerdócio, fazia procedimentos de grande importância para as mães, além de partos propriamente ditos. Introduziu junto às mães novatas conceitos de assepsia, higiene e cuidados com os recém-nascidos, contribuindo assim para a saúde dos novos itapirenses que ajudou a vir ao mundo.

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1157 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções