Carregando aguarde...
Itapira, 09 de Agosto de 2020
Notícia
22/09/2012 | Sepin e Aipa na Semana do Trânsito

Tendo como pano de fundo a realização da Semana Nacional de Trânsito, que vai de 18 a 25 de setembro, foi colocada em prática a partir da última segunda-feira, 17,  com a participação de  cerca de 40 voluntários da Associação de Proteção à Adolescência (AIPA) e do Serviço Evangélico de Proteção à  Infância (SEPIN), o programa Amigos do Trânsito, desenvolvido a partir de gestões feitas por ambas as entidade junto ao Departamento de Trânsito do Município. 

O jornalista Ramon Vilela Sartoreli, docente da AIPA, disse que o foco principal desta iniciativa é o de fazer um trabalho de conscientização em torno da utilização correta dos equipamentos conhecidos como ‘ faixas elevadas’, construídas pela Prefeitura em julho passado. Ele calcula que é preciso que as pessoas aprendam o uso correto, pedestres e motoristas. “Percebemos que os motoristas ainda trafegam de forma mais ofensiva do que o desejável quando chegam perto das faixas, bem como os pedestres evitam atravessar a rua por cima da faixa como seria desejável”, comentou Sartorelli.
 
Depois da ideia ser levada até a direção da AIPA e receber sinal verde para sua execução, foram feitos coletes especiais e folhetos explicativos, que serão distribuídos ao longo da semana. Grupos de jovens se posicionam dos dois lados da rua José Bonifácio, em frente à faixa elevada e alguns de forma mais incisiva, outros de maneira mais tímida, fazem abordagem dos motoristas e dos pedestres. O trabalho conta com apoio em tempo integral dos agentes de trânsito. Aliás, num encontro realizado dia 10 deste mês na sede da AIPA, foram os próprios agentes de trânsito quem deram uma espécie de treinamento para meninos e meninas da Aipa e para Larissa, Cristiane e Tamires, três monitoras do SEPIN.
 
A assistente social da entidade, Fátima Regina Gonçalves contou que ao tomar conhecimento de que haveria um evento com esta finalidade, procurou a direção do departamento de trânsito para saber da possibilidade das crianças do SEPIN também participarem da programação. Participam 26 jovens da Aipa que se revezam no trabalho de esclarecimento, 10 crianças do SEPIN, as três monitoras e Fátima.
Sartorelli conta ainda que a ideia é criar outros tipos de abordagem, como  por exemplo, uma  campanha dirigida aos ciclistas. Fátima respondeu ao ser questionada sobre o que traz de útil a crianças na faixa dos dez anos participarem de um programa educativo voltado para problemas do trânsito que “criança vê, criança faz e adulto aprende”.
 
 
 
 
Crianças do Sepin participaram das atividades
 
 
 
 
 
Jovens da Aipa abordam motorista na região central da cidade
 
 
 
Motorista abordado recebe orientação dos jovens
 
Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1720 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2020 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções