Carregando aguarde...
Itapira, 26 de Abril de 2024
Notícia
19/08/2014 | Valorizado pelos jovens, Intercâmbio cultural está em alta na cidade

 

Itapira acaba de recepcio­nar duas jovens estudantes estrangeiras, enquanto duas outras da cidade já estão de malas prontas para um tipo de aventura que faz a cabeça de muitos estudantes em todo o Brasil, o chamado Intercâmbio Cultural. Quem deu a dica foi o casal Marcos e Mirian Lacerda, bastante escolados no assunto.

Na qualidade de influen­tes integrantes do Rotary Clube, Marcos e Miriam se fazem valer da extensa e respeitável rede de con­tatos que o famoso clube de serviço possui ao redor do mundo para respaldar o sonho destes adolescentes em travar um contato próxi­mo com a língua e a cultura de uma nação estrangeira. Conforme explica Lacerda, o processo de inscrição, seleção e tramitação do processo da viagem deman­da pelo menos um ano e começa sempre no mês de agosto. Não por acaso estão na cidade as estudantes Kimberly Snyers, da Bélgica, e Patrícia Gomes, do México, de 17 anos. Kimberly ficará hospedada por um ano na casa de Rafaela Cardoso, enquanto que Patrícia já desfruta da hospitalida­de da família de Raphaela Recanelli.

A contrapartida do in­tercâmbio prevê a ida de Raphaela para o México nos próximos dias , enquanto que Rafaela visitará um país tão exótico quanto, a Tur­quia. Ela falou que embarca no dia 25 deste mês. Disse que a colocação que teve na prova de seleção permitiu a escolha de vários países entre os quais figurava a Turquia. “Achei interessante por ser uma país com uma cultura milenar e que tem a rara situação de pertencer a dois continentes, Europa e Ásia”, explicou.

Disse que já pesquisou tudo sobre sua viagem. A dona da casa que vai hospedá-la é enfermeira e que tem um filho que virá fazer estágio no Brasil. Ela mora na cidade portuária de Samsun, com quase 600 mil habitantes, localizada no Mar Negro, local afa­mado por sua paisagem excepcional. “Além de aprender a língua e a cul­tura do país, irei aprimorar também meu inglês, já que nas escolas é a segunda língua. No país parte da população fala também o curdo”, revelou.

A garota disse que está muito ansiosa para que chegue o dia. Contou ainda que as amigas estão prepa­rando um ‘bota-fora’ antes de sua viagem. Estudante do ensino médio da ETEC João Maria Stevanatto, ela disse que o principal empecilho foi convencer os pais a deixá-la viajar tanto tempo sozinha e num local tão distante. “Quando perceberam a seriedade do programa eles cederam”, contou.

Marcos Lacerda disse que famílias interessa­das devem procurar o Rotary Clube até o final deste mês. Quem tiver interesse pode fazer con­tato com ele pelo fone 9 9700 2818, para mais informações.

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1537 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções