Carregando aguarde...
Itapira, 13 de Agosto de 2022
Artigo
24/07/2015 | Vanderlei de Lima: Dom Pedro Carlos deixa um grande legado

Neste fim de semana, Dom Pedro Carlos Cipollini, nosso Bispo diocesano de 2010 até este ano, assume a Diocese de Santo André, SP.

Para nós ele deixa um imenso legado de atividades feitas, de exemplos dados e, sobretudo, de muita recordação a todos aqueles que soubemos acolhê-lo como legítimo sucessor dos Apóstolos em nosso meio, numa convivência filial e fraternal.

É nesse contexto que se insere o presente artigo, desejoso de transmitir um pouco das muitas qualidades observadas em Dom Pedro, nosso antigo Bispo.

Sua grande capacidade para o trabalho. Ao ser escolhido pelo Papa Bento XVI para se tornar nosso Bispo, o então cônego Pedro já atuava em realidades exigentes: reitor da tradicional basílica de Nossa Senhora do Carmo, no centro de Campinas, professor na PUC daquela cidade, vigário episcopal por vários anos, além dos serviços prestados à CNBB na Comissão Episcopal de Doutrina, da qual hoje é o presidente.

Quem com ele conviveu mais proximamente sabe que sua rotina diária começa muito cedo, termina tarde e não abre espaço para a tradicional sesta depois do almoço. Por isso, a Diocese pôde caminhar tanto na criação de novas paróquias, nos eventos diocesanos, na confecção do 1º Plano de Pastoral feito em conjunto com clérigos, religiosos(as) e leigos etc. É exemplo de quem leva a sério o que diz o Senhor Jesus no Evangelho: “Meu Pai trabalha até agora e eu também trabalho” (Jo 5,17).

Outro ponto a ser destacado é a sua fé inabalável em Deus, mesmo em tempos de mar revolto, que o leva a ter uma calma segura nascida dessa certeza de se sentir amparado pelo Senhor e por Sua Mãe Santíssima em todos os momentos da vida. Em dezesseis anos que conheço Dom Pedro, enquanto padre, cônego, professor e Bispo, nunca o vi desesperado ou alterado. Uma pessoa muito próxima a mim, mas, nos trabalhos, subordinada diretamente a ele, testemunha o seguinte: mesmo nas coisas que ele pode mandar fazer, sempre pede “por favor” e depois diz “muito obrigado”.

Seu zelo pela Igreja o faz firme quando se trata das coisas de Deus. Aí não há concessões: “O báculo é para espantar o lobo que se aproxima e não para expulsá-lo quando já atacou as ovelhas”, costuma repetir. No entanto, em nada espera aplausos ou louvores para si. Ao contrário, sempre diz: “Preciso dos aplausos de Deus na hora em que for descer à tumba, pois o restante é bom, mas passageiro”.

Das críticas recebidas, às vezes injustamente, não faz caso, desde que estas não sejam pretextos para dispersar o rebanho de Cristo a ele confiado. E isso nos lembra São Bernardo de Claraval ao confessar: “Quanto a mim, pouco importa se sou julgado por aqueles que acham que o mal é um bem e que o bem é um mal, que transformam a luz em trevas e as trevas em luz. Se é preciso que ambas as coisas aconteçam, prefiro ver os murmúrios dos homens se elevarem contra mim a que se elevem contra Deus. De boa vontade arco com as censuras, com as blasfêmias, para que não cheguem de modo algum até Deus” (Pierre Riché. Vida de São Bernardo de Claraval. Loyola, 1981, p. 77).

O estilo reservado e quase contemplativo de Dom Pedro pode, para quem o vê de longe, parecer o de um Bispo fechado e desejoso de se manter distante das pessoas, mas isso não é real. Ele é acolhedor. Um momento marcante – dentre tantos – de sua passagem por Amparo que bem atesta isso é o seguinte: no término da Missa em uma comunidade rural, uma senhora chegou chorando para lhe dizer que sua irmã estava às portas da morte. Ele a atendeu e, atrasando um pouco o próximo compromisso, foi até a casa da doente ministrar-lhe a Unção dos Enfermos, como é praxe na Igreja.

Quem testemunhou tudo isso e muito mais não pode deixar de agradecer a Deus pelo tempo em que Dom Pedro Carlos Cipollini esteve entre nós, servindo a todos como podia “em nome de Jesus” (seu lema episcopal).

            Vanderlei de Lima é filósofo e escritor.

Fonte: Vanderlei de Lima

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Outros artigos de Vanderlei de Lima
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1214 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2022 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções