Carregando aguarde...
Itapira, 25 de Abril de 2024
Notícia
31/01/2015 | Barragem: primeira empresa contratada já inicia trabalhos na área do reservatório

 

 

 

            Com a limpeza de parte da área e os trabalhos de medição, a empresa Hidrostudio, contratada através de concorrência pública, iniciou nesta quinta-feira os trabalhos preliminares para a construção da barragem do Ribeirão da Penha. É a primeira empresa contratada para a obra e o primeiro passo para a realização de uma das mais importantes construções de infra-estrutura de Itapira em toda a sua história. O prefeito José Natalino Paganini acompanhou, ao lado do presidente do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgotos), José Armando Mantuan, a primeira medição em um dos pontos centrais da obra, nas proximidades do córrego do Stringuetti. “Neste momento, estamos dando início a um grande empreendimento que dará segurança de abastecimento a todos os itapirenses por muitos anos e que ajudará ainda a evitar enchentes em nossa cidade”, afirmou, lembrando ainda que o projeto inicial foi concebido pelo deputado estadual Barros Munhoz, então prefeito de Itapira, tendo em vista as necessidades futuras de Itapira.

            O início das obras da barragem acontece depois que o prefeito Paganini esteve em Brasília, no Ministério das Cidades, para dar acompanhamento aos detalhes finais do projeto. Na Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental, ele e Mantuan estiveram com o secretário Miguel Crisóstomo Brito Leite, e com a analista de Infra-Estrutura, Keyla Nunes da Silva.

            Neste primeiro momento, a Hidrostudio fará a revisão e consolidação do projeto básico existente e a elaboração do projeto executivo. Em seguida, ela fará ainda o acompanhamento técnico da obra. Para isso, os levantamentos no local são fundamentais, constituindo-se na primeira parte da obra.

A barragem do Ribeirão da Penha irá utilizar recursos de cerca de R$ 15 milhões já obtidos pelo município junto ao governo federal. Além disso, o município irá investir, a título de contrapartida, mais de R$ 1,7 milhão na obra. Ela formará um reservatório com cerca de 380 metros de comprimento de crista e 16 metros de altura e terá capacidade de armazenamento de água de cerca de 14.000.000 m³ (14 bilhões de litros). Com isso, ela represará águas do Ribeirão da Penha que chegam de Amparo, formando um grande lago que garantirá o abastecimento da cidade e ajudará a evitar enchentes na cidade. Além disso, com o impacto paisagístico que terá, ela criará um enorme atrativo turístico no município. “Estamos hoje dando início a uma obra que mudará positivamente a história de Itapira e que será um legado importante para nossos filhos, netos e bisnetos”, afirmou o prefeito. 

 

Fonte: Assessoria de Imprensa PMI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1006 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções