Na tarde de quinta-feira, a Associação Comercial de Itapira reuniu os comerciantes da região abrangida pela Zona Azul para prestar os esclarecimentos necessários. O comparecimento dos lojistas foi em peso, mostrando que o sistema de estacionamento rotativo vai ao encontro dos interesses dos empresários.
Estiveram reunidos, na sala de palestras da ACEI, além do presidente José Natalino Paganini, o diretor de T. I., da Central, Ricardo Lopes; o presidente da Central, Sr. Nelson e Sr. Thiago da secretaria Municipal de Recursos Materiais.
A reunião foi satisfatória para a maioria dos presentes, todas as dúvidas foram esclarecidas e ficou a certeza de que a luta e o envolvimento da ACEI foram salutares. Monitoras da Central levaram as maquinas e fizeram demonstração de uso aos presentes.
Alguns esclarecimentos (reprodução de uma entrevista concedida por Ricardo Lopes à reportagem do PCI:
PCI: O que eu devo fazer após estacionar?
RL: Assim que parar, deve-se ir até um ponto de venda e adquirir um cartão para o estacionamento e digitar as informações como o número do cartão e o tempo de permanência. Quando adquirir, o veículo já estará autorizado a estacionar, o sistema é totalmente digital. O comprovante emitido é usado apenas para eventual pagamento, não é necessário voltar no veículo para guardar-lo, porque no momento da compra deve ser informado o número da placa do carro, e quando for fiscalizado já estará liberado para estacionamento.
PCI: Cada cartão só pode ser utilizado para um veículo?
RL: Sim, nessa forma que mostrei seria para comprar créditos avulsos, usuários constantes podem comprar um cartão e abastecer o cartão com créditos. O cartão também é usado separadamente, ou seja, um para cada carro.
PCI: Como será a fiscalização?
RL: Nós vamos ter agentes fiscalizando quem está com o cartão, se não estiver válido vai ser dado um aviso e a autoridade municipal vai fazer a multa, no caso os agentes de trânsito.
PCI: Esse sistema de fotografar a placa, como funciona?
RL: Assim que for detectada alguma irregularidade, são tiradas fotos do carro junto com sua posição, pega por GPS e manda eletronicamente ao nosso sistema. A administração de trânsito da cidade tem acesso ao mesmo programa e assim pode acionar o agente.
PCI: E quanto aos moradores das áreas em que são cobradas, têm alguma preferência?
RL: Essa é uma questão referente somente à Prefeitura da cidade, e não nos foi esclarecido. A princípio todas as áreas demarcadas serão pagas, mas cabe aos moradores entrarem em contato com o órgão responsável para averiguarem a situação. Nós temos o serviço por concessão da Prefeitura e cumprimos todas as regras que são determinadas.
PCI: E quanto aos idosos e deficientes?
RL: Têm apenas preferência de vagas, mas não isenção de custo.
PCI: As recargas dos cartões são feitas no mesmo lugar das vendas?
RL: Sim, os cartões e as recargas são todos vendidos no mesmo ponto, e quem não quiser o cartão pode adquirir de forma avulsa por hora, e terão pontos de auto-atendimento, então quem já comprou o crédito e já possui o cartão pode ir até esse local e já liberá-los.
PCI: Quando serão implantados os ‘totens’?
RL: Amanhã provavelmente já terá algum de exemplo. Hoje, infelizmente, não conseguiu chegar a tempo, mas amanhã já estará aqui funcionando para aprender a utilizá-lo.
PCI: Já estará disponível para consultar créditos do cartão pelo celular?
RL: Por enquanto esse sistema não está disponível aqui ainda, mas é uma possibilidade. Existem várias ‘tecnologias’ de consulta, mas conforme nós da concessionária estamos disponibilizando isso para a população, entraremos em contato com a prefeitura para mantê-los informados.
Paganini esclareceu, também, que o usuário não precisará comprar créditos. Ele poderá estacionar, dirigir-se até um posto de venda, informar a placa do seu carro, pagar R$ 1,00, receber o comprovante e fazer as suas necessidades. E continuou: “a Central vai montar 30 postos de venda, dois a cada oitenta vagas, conforme o fluxo de veículos, para facilitar a vida dos usuários. Nós já estamos trabalhando para oferecer trinta comerciantes dispostos a assumir os postos. Estamos caminhando bem. Não vamos ter problemas com isso. Tenho certeza”, sentenciou.
A cobrança, segundo Paganini, começará efetivamente a partir do dia 1º de outubro. Até lá, os monitores cuidarão dos esclarecimentos, a prefeitura distribuirá as placas e fiscalizará os procedimentos da empresa operadora, a divulgação será intensificada e reuniões serão realizadas para que tudo aconteça, de forma correta, conforme planejado.
Com a sua tradicional serenidade, Paganini finalizou a conversa, assim: ”sabe, mestre, muito se falou sobre o fato da prefeitura não chamar a ACEI para a assinatura do contrato e por não reconhecer o empenho nosso na solução do problema. Isso de fato aconteceu, a imprensa constatou e noticiou. Mas o nosso espírito é o de somar, sempre. Nunca dividir. Pouco importa os créditos, o reconhecimento, o holofote. Queremos isto sim, o melhor para a cidade, para o povo de Itapira, para os comerciantes que integram a associação que eu dirijo. Por isso, parabenizo o prefeito pela conclusão do processo e da nossa parte, só nos resta, garantir para que tudo dê certo. Esse é o nosso pensamento.”
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