Carregando aguarde...
Itapira, 30 de Abril de 2024
Notícia
08/09/2014 | Alunos têm dia de cientistas no Anglo e são elogiados por pais e professores

Vulcões e rochas foram tema de outro grupo de estudantes

 

A Feira de Ciências do Anglo, realizada na quar­ta-feira, 03, na quadra poliesportiva da escola, possibilitou que os alu­nos vivenciassem um dia como cientistas. Além de apresentar experiências dos mais variados tipos, eles ainda deram aulas sobre todos os conceitos aos pais e visitantes. Cerca de mil pessoas circularam pelo local.

Esse aspecto, segun­do o psicólogo escolar e coordenador Américo de Oliveira Cardoso, é o mais importante do evento, pois amplia o conhecimento e aprendizagem dos es­tudantes. “Fui a cada um dos estandes e fiz questão de ver cada experiência. Pude perceber que tinha muitas novidades em ter­mos de feiras de ciências e algumas coisas foram realmente surpreendentes. Apesar de simples, esse é um trabalho que envolve muito aprendizado e todo o processo é muito rico. Os alunos curtem a feira com muita responsabilidade e aprendem não somente os conceitos científicos, mas também os métodos de oratória, comunicação e trabalho em equipe”, des­tacou.

Adair Recchia, diretor do Anglo, afirmou que esta edição da Feira de Ciên­cias foi um verdadeiro su­cesso e superou todas as expectativas. “Esse ano ampliamos o evento com o convite às unidades de ensino superior da região e às empresas, o que foi muito positivo. A partici­pação da comunidade do Anglo foi muito grande e os alunos se mostraram muito satisfeitos em expor suas experiências”, disse.

Nos estandes dos alunos do 6º ao 9º ano foi possível observar diferentes tipos de representações da ci­ência, desde anatomia à mecânica. O grupo formado por Breno Roberto Adorno, Gabriel de Oliveira Landre, Ricardo Alexandre Abib de Mello e Vinícius Manara Cardoso, todos do 6º ano, foi responsável pela expla­nação do funcionamento dos vulcões e da formação das rochas. “Inicialmente faríamos outra coisa, mas acabou não dando certo. Foi então que optamos pelo vulcão e, depois, pelas ro­chas, afinal é o magma que dá origem a elas. Além de todo o aprendizado em sala de aula, também vimos alguns vídeos na internet. Essa é uma oportunidade muito legal, pois queremos mostrar nosso conheci­mento”, declararam.

Outro estande que tam­bém chamou a atenção foi das alunas Giuliana Laverde, Helena Boscaro, Isadora Martucci, Marcella Moi­sés e Raquel Mendes, do 7º ano. De forma prática e utilizando um olho de boi, elas explicaram toda a anatomia e funcionamento da visão. “É muito divertido falar sobre a visão para as pessoas. Escolhemos esse tema porque é diferente e aprendemos muita coisa ex­plicando os conceitos para as pessoas, afinal temos que entender para falar bem. Todos estão gostando muito”, disseram.

Profissões

Faculdades da região também estiveram presen­tes, compuseram a Feira das Profissões e fizeram expla­nações sobre os cursos da área de ciências e algumas ainda deram cursos e pales­tras. Os professores do Iesi (Instituto de Ensino Superior de Itapira), Joaquim Antunes Neto e Daniela Turoli, co­ordenadores dos cursos de Fisioterapia e Enfermagem, respectivamente, explica­ram que a participação no evento promovido pelo Anglo possibilitou a de­monstração de cursos e também a ampliação de aprendizagem dos alunos. “Nosso objetivo era trazer algumas atividades desen­volvidas na faculdade e fazer isso de uma forma didática, inclusive com simulações de emergência. Além disso, apresentamos um pouco de nossa metodologia e estrutura de laboratórios”, destacou Antunes.

Para Maria Tereza Fer­reira, mãe de dois alunos da escola, um de sete e outro de 11 anos, esse é um evento muito rico. “Eles vivenciam aquilo que é en­sinado em sala de aula e o aprendizado fica para a vida toda, pois fica gravado. E além da parte técnica eles ganham muito com toda essa socialização, pois aprendem a falar em pú­blico, explicar, trabalhar em equipe e até fazem no­vas amizades. Meus filhos adoram, estavam muito ansiosos e falavam todo dia sobre a feira”, declarou.

Durante todo o evento, a empresa International Paper ministrou palestras sobre o ciclo de produção do papel e a Fábrica de Papel e Papelão Nossa Senhora da Penha exibiu painéis expositivos com a história da empresa e fez sorteios de brindes. No período da noite ocorreu a observação telescópi­ca da Lua orientada por Ricardo Nunes. A livraria Mogilivros, de Mogi Mirim, também marcou presença com diversos exemplares para venda e na entrada da escola estava montado um posto de arrecadação de materiais recicláveis comandado pela Ascorsi. “Só tenho a agradecer e parabenizar a todos que participaram, em especial pelo grande esforço da co­ordenação pedagógica e dos professores, sem os quais nada seria possível”, finalizou o diretor da escola.

 

 

Com olhos de boi, alunas explicaram tudo sobre a visão

 

Pais tiveram aulas de ciências com os alunos

 

Representante da International Paper explicou sobre a produção do papel

Estandes foram explorados por alunos do 6º ao 9º ano

Feira ocorrida na quarta-feira reuniu toda a comunidade do Anglo

Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1486 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções