Carregando aguarde...
Itapira, 19 de Maio de 2024
Notícia
14/01/2014 | Ausência de chuvas aumenta sensação de calor neste começo de ano

 Itapira, a exemplo de boa parte do país, vem registrando temperaturas bastantes elevadas neste começo de ano. O ano começou com máxima de 31.1 e mínima de 21.4 (segundo dados do INMET, que tem uma estação automática na cidade) e com chuvas que se prolongaram até o dia seguinte. No entanto, a partir do dia 03 não caiu uma única gota de água. Na sexta-feira, 03, fez 35 de máxima e 33.8 de mínima, muito perto da maior marca registrada pelo INMET no município, 36,4 graus em 09 de fevereiro de 2012. A ausência de chuvas tem contribuído, segundo a metereologista Neide Oliveira, dos quadros do INMET, para aumentar a sensação de calor.

A especialista diz que as temperaturas estão um pouco acima da média do período, considerando normal o comportamento do clima. “Ingressamos no período de temperaturas elevadas. O que tem sido anormal é a pouca incidência de chuvas em algumas regiões. Dezembro já foi um mês atípico com menor intensidade de chuvas do que a média do período”, observou. Ela adverte, no entanto, que muito provavelmente as chuvas que ainda não chegaram deverão se fazer presente até o final do mês. “O problema é que é grande o risco de grandes concentrações de chuvas ocorrerem em um espaço pequeno de tempo”, advertiu.

Segundo dados do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgotos de Itapira), nos primeiros dez dias de 2013 também choveu pouco, cerca de 90 mm (cada milímetro de chuva corresponde a cerca de um litro de água por metro quadrado) neste espaço de tempo. No mês todo choveu 397,1 mm. No dia 12, choveu 111 mm. No dia 27 choveu em pouco mais de uma hora, 88 mm, muito próximo àquilo que choveu até o dia de ontem neste começo de ano, causando alagamentos em vários pontos da cidade.
 
Desde primeiro de janeiro foram até agora 87,7 mm. Em dezembro choveu 146,3 mm (no ano anterior foi 272,1mm) e durante 2013 choveu 1.607,5 mm, mais do que em 2012 quando choveu 1.522,9 mm.
 
O calor tem elevado a frequência por exemplo nos clubes da cidade. José Antonio Camilo, o Japão, presidente da Sociedade Recreativa Itapirense, informou que o tempo aberto propicia a frequência principalmente do público mais jovem, destacando a recém-encerrada colônia de férias como iniciativa realizada para atrair este público. “Cresce a frequência evidentemente do Parque Aquático, da academia de ginástica e do clube de uma forma geral. Isto faz com que aumente o custo de manutenção”, observou.
 
Segundo o INMET, para este final de semana existe a perspectiva da volta das chuvas. “Em várias regiões do estado haverá condições para a formação de chuvas, inclusive com risco de formação de granizo e temporais”, previu Neide Oliveira.
Fonte: Da Redação do PCI

Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.

Veja Também
Deixe seu Comentário
(não ficará visível no site)
* Máx 250 caracteres

* Todos os campos são de preenchimento obrigatório

1495 visitantes online
O Canal de Vídeo do Portal Cidade de Itapira

Classificados
2005-2024 | Portal Cidade de Itapira
® Todos os direitos reservados
É proibida a reprodução total ou parcial do conteúdo deste portal sem prévia autorização.
Desenvolvido e mantido por: Softvideo produções