O prefeito Toninho Bellini conseguiu, nesta semana, assegurar para Itapira a construção da Academia da Saúde, a ser erguida no complexo do Convívio “Prefeito Alcides de Oliveira”, na Vila Penha do Rio do Peixe, com recursos do governo federal. O anúncio da liberação da obra para Itapira foi feito em Brasília, pelo ministro Alexandre Padilha, da Saúde, que atendeu pedido formulado pelo prefeito em 29 de junho.
Para a construção, o Ministério da Saúde enviará ao município cerca de R$ 180 mil. A Academia da Saúde deverá ser construída junto à Pista de Skate “José Scieve”, com fácil acesso pela rua Professor Fenízio Marchini e junto a uma das áreas mais procuradas pelos itapirenses para caminhadas e outras atividades de lazer.
O novo espaço, que deverá ser administrado pela Secretaria de Saúde do município, abrigará, além de atividades físicas para a população em geral, as ações do Grupo Movimento, criado nesta administração para incentivar a prática corporais de baixo impacto como forma de promoção da saúde. Além de enviar as verbas necessárias para a construção do prédio, o Ministério também cederá ao município recursos para as despesas de funcionamento do local.
Segundo o Ministério da Saúde, os pólos do Programa Academia da Saúde são espaços públicos construídos para o desenvolvimento de atividades como orientação para a prática de atividade física; promoção de atividades de segurança alimentar e nutricional e de educação alimentar; práticas artísticas (teatro, música, pintura e artesanato) e organização do planejamento das ações do Programa em conjunto com a equipe de APS e usuários.
Ao falar sobre a conquista, o prefeito Toninho Bellini agradeceu a decisão do ministro, destacando: “graças à sensibilidade do ministro Alexandre Padilha, obtivemos conquistas importantes para Itapira, como esta Academia da Saúde, que é um projeto inovador em todo o Brasil e que trará grandes benefícios para toda a nossa população. Devemos também ao apoio do ministro Alexandre Padilha a Itapira a autorização final para a construção da UBS do Figueiredo, que solicitamos em 2010 e que em breve começará a ser erguida”.
Comentários, artigos e outras opiniões de colaboradores e articulistas não refletem necessariamente o pensamento do site, sendo de única e total responsabilidade de seus autores.